Educação Financeira na escola e o consumo consciente

Educação Financeira na escola e o consumo consciente

Falar sobre economia pode parecer algo complexo para muita gente, principalmente quando o consumo exacerbado acarreta a má gestão do dinheiro, ocasionando a desorganização do orçamento familiar.

Por isso, quanto mais cedo o assunto fizer parte da rotina, mais tranquilo será descontruir essa concepção equivocada de que lidar com finanças é um bicho de sete cabeças.

A participação das crianças e dos adolescentes no planejamento de gastos é fundamental, com o propósito de aproximá-los da realidade financeira da casa. A ideia é torná-los mais conscientes no que diz respeito ao consumismo, ou seja, adquirir bens sem uma necessidade imediata.

Nesse sentido, estender o aprendizado às salas de aula torna-se primordial para uma formação mais responsável quanto ao uso do dinheiro, a fim de despertar no estudante a capacidade de poupar e investir no futuro.

Pensando em incentivar o interesse na área, nossa escola oferece aulas de Educação Financeira para turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Com encontros semanais (fora da carga horária), os alunos conhecem desde princípios básicos até gestão pessoal.

O professor de matemática do Evolução, Dan Oliveira, esclarece o principal objetivo das aulas.

“Vamos formar consumidores conscientes, pessoas que sabem dar valor ao dinheiro, ao que ganha, saber de onde vem o dinheiro.”

A iniciativa tem relação direta com a concepção da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Responsável pela preparação dos alunos para a competição, Dan explica como são as dinâmicas em sala de aula.

“As aulas são voltadas para a olimpíada. Aprofundamos um pouco mais, principalmente com ideias de trabalhos práticos. Passamos um mês gerindo o dinheiro de uma família, para eles terem uma ideia de como funciona a gestão pessoal dentro de casa, pois vão vivenciar isso um dia e é bom saberem como podem manusear o dinheiro.”

A Educação Financeira não apenas proporciona métodos para a organização da renda e consequente bem-estar, mas também causa uma reflexão essencial sobre como o consumo inteligente provoca impactos profundos em nosso dia a dia.