Como os pais podem ajudar os filhos na reta final do Enem

Como os pais podem ajudar os filhos na reta final do Enem

O Enem acontece nos próximos dias 13 e 20 de novembro. Para encarar a maratona de provas, o suporte da família é fundamental para deixar o estudante mais tranquilo e seguro.

Chegou o momento da contagem regressiva para as provas do Enem e a expectativa dos candidatos está a mil por hora. Depois do uma jornada intensa de muito foco e dedicação, saber administrar o turbilhão de sentimentos é um dos grandes desafios dessa reta final. Nesse contexto, o apoio dos pais é fundamental para aliviar um pouco do estresse dos filhos, deixando-os mais calmos e confiantes.

O processo de preparação para o exame exige que os adolescentes adotem uma postura mais madura e responsável no seu dia a dia, que vai desde a adaptação a uma rotina diferenciada de estudos – necessitando de planejamento estratégico e bastante esforço – até aprender a lidar com as emoções diante dos grandes desafios. A família precisa participar de uma forma mais positiva e contribuir ativamente durante essa fase.

O bom desempenho depende de inúmeros fatores e o principal deles é priorizar o equilíbrio emocional.  Vale a pena investir um pouco do tempo para estar ao lado do seu filho, proporcionando um ambiente de tranquilidade e livre de qualquer preocupação. Por isso, esteja atento se ele apresentar algum comportamento diferente nesses últimos dias e procure ajudá-lo a superar o nervosismo.

Veja como a família pode contribuir para ser um time parceiro nessa reta final do Enem:

Respeite as suas decisões: Não critique as escolhas do seu filho. Tente levar em consideração os gostos pessoais e verdadeiras aptidões, buscando compreender as razões que o motivaram a optar por determinado curso. Procure interagir com ele e conversar sobre o assunto, demonstrando curiosidade pela área de interesse.

Não faça comparativos e nem julgamentos: Não há nada mais desanimador do que ser alvo de desaprovação, principalmente quando na conversa é apresentado um personagem muito mais estudioso, dedicado e inteligente. Ao invés de traçar elogios para os filhos dos outros, olhe com mais carinho e boa vontade para as qualidades do seu filho.

Incentive-o a ter momentos de lazer: Nessa altura do campeonato, não adianta fazer pressão ou cobrar que o seu filho estude como antes. Desacelerar o ritmo favorece o bem-estar do corpo e da mente: descansar, ter uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada, fazer programas ao ar livre contribuem para aliviar a tensão e a ansiedade.

Uma boa conversa é a base de tudo: Invista sempre no diálogo aberto e sem censura. É na base da confiança que o canal de comunicação entre vocês será efetivo, promovendo para o seu filho espaço de escuta e acolhimento. Assim, ele conseguirá expressar o que está sentindo ou pensando com muito mais liberdade.

Para obter resultados satisfatórios, é fundamental que o aluno se sinta parte rede de uma rede apoio, onde ele é estimulado a desenvolver habilidades – como protagonismo, autonomia, senso crítico – e encorajado transformar a própria aprendizagem.

Seja paciente e demonstre empatia nesse momento tão importante na vida do seu filho.