A importância do sono para um bom desempenho escolar

A importância do sono para um bom desempenho escolar

A qualidade do sono tem relação direta com a produtividade e rendimento escolar. Se o seu filho sente dificuldade em focar nos estudos, dormir mal pode contribuir para agravar esse quadro.

Veja algumas dicas de como ajudá-lo a descansar melhor e se sentir mais disposto no dia a dia.

Cumprir horários, tarefas e metas escolares exige de crianças e adolescentes muito ânimo e concentração. Condição essencial para o desenvolvimento intelectual, emocional e cognitivo, ter uma boa noite de sono é essencial para uma experiência de aprendizado mais eficiente.

Monitorar a jornada de sono dos filhos é uma preocupação recorrente da maioria dos pais, principalmente durante o período letivo. Alterações no comportamento e baixo aproveitamento na realização das atividades cotidianas podem ser indícios de um sono comprometido.

Privação do sono: um alerta

Cansaço, estresse, agitação, irritação e fadiga são alguns dos sintomas que afetam a saúde e bem-estar, desajustando as defesas imunológicas do organismo. Além disso, prejudicam a concentração e o raciocínio, interferindo negativamente no processo de armazenamento de informações no cérebro.

Se a garotada acha que passar horas estudando é a solução para obter resultados significativos – muitas vezes até virando a madrugada – sem dar a devida importância às horas de repouso, terá trabalho e tempo desperdiçado. É justamente quando estamos dormindo que acontece o fortalecimento da memória.

Portanto, adotar hábitos saudáveis para uma eficaz higiene do sono é extremamente benéfica para potencializar a capacidade cerebral e reduzir o risco de doenças mais sérias, como hipertensão, obesidade, diabetes, Alzheimer e depressão.

Uma agradável noite de sono

Você pode ajudar o seu filho a dormir melhor. Confira algumas dicas!

Estabelecer uma rotina: Procure orientá-lo a ir para a cama cedo, sempre no mesmo horário. O mesmo vale para o momento de despertar.

Respeite o período de descanso: Não é só qualidade de sono que conta. A quantidade de tempo dormindo faz toda a diferença. Em circunstâncias favoráveis, o ideal é dormir de 8 a 10 horas, initerruptamente.

Manter distância dos dispositivos eletrônicos: Evitar o uso de celulares, tablets e notebooks pelo menos meia hora antes de dormir. A luz emitida pelas telas desses aparelhos compromete a liberação da melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono.

Atenção ao ambiente: Organize um ambiente que favoreça a mente e o corpo relaxarem: silencioso, com baixa luminosidade e temperatura agradável.

Alimentação equilibrada: Evitar consumir alimentos ricos em cafeína, gordura ou açúcar, que são estimulantes ou dificultam a digestão. Ofereça refeições mais leves e nutritivas.

Procure incentivá-lo a ver o lado bom das mudanças. O processo de adaptação pode demorar um pouco, mas valerá muito a pena.