A importância da família no sucesso escolar do aluno

10 de janeiro
A importância da família no sucesso escolar do aluno

A sinergia entre família e escola é de extrema importância para a formação plena do aluno, colaborando positivamente com o seu processo de aprendizagem e com a construção de uma postura mais protagonista e ativa.

Há quem ainda acredite que o papel de educar seja apenas de responsabilidade da escola, isentando as famílias dessa grande e difícil missão. Também é possível que muitos pais nem mesmo saibam como agir para serem mais participativos na rotina escolar, comprometendo o amadurecimento e desempenho do filho diante dos desafios.

Todos os espaços de vivência de crianças e adolescentes são campos de experiências frutíferas para o desenvolvimento de habilidades e competências, influenciando diretamente na sua maneira de ver o mundo e de se comportar ao longo das transformações e descobertas.

Assim, tanto o lar como a sala de aula são terrenos férteis para estimular uma aprendizagem plena e diversificada para eles.

A importância da família na vida escolar dos filhos

O aluno precisa se sentir acolhido e motivado não só no ambiente escolar, mas também em casa. Por isso, a relação família-escola tem de ser estruturada a partir da elaboração de uma base sólida de amplo diálogo, promovendo estratégias de atuação que sejam funcionais para a o dia a dia do estudante.

Como isso acontece na prática? Para organizar uma rede colaborativa de apoio mútuo, é essencial unir esforços e nutrir o fluxo nessa via de mão dupla. A escola deve criar uma cultura de engajamento, onde todos os integrantes da comunidade escolar – estudantes, professores, familiares e colaboradores – se sintam ouvidos e valorizados.

Os pais, por sua vez, precisam ser mais dedicados e planejar o tempo para acompanhar de perto o que acontece no cotidiano do filho, buscando formas de envolver-se nas dinâmicas escolares: ajudar na realização das tarefas de casa, criar uma rotina de estudos, observar o desempenho nas atividades, conversar com ele sobre como foi o dia.

O canal de comunicação deve estar sempre aberto e eficiente, favorável tanto para as coordenações e professores apresentarem questões significativas da conduta e rendimento do aluno quanto para as famílias expressarem suas necessidades e resolverem eventuais problemas de aprendizagem ou de convívio, por exemplo.

Principais benefícios

Quem mais ganha com essa parceria são os filhos! Quando eles percebem que os pais estão mais atentos aos seus interesses e dispostos a fazerem parte da vida escolar, o impacto é bastante positivo no fortalecimento pessoal, social e emocional.

O principal objetivo é torná-los protagonistas do meio em que vivem, através da autoconfiança, da expressão de sentimentos e ideias, do senso de responsabilidade e posicionamento crítico. Quanto mais o movimento da escola tiver continuidade em casa e vice-versa, maior são as chances de formar um adulto mais seguro e confiante.

Qual a melhor forma de se envolver?

Escola e família devem alinhar ideias e encontrar soluções para proporcionar ao aluno o sentimento de pertencimento para que ele usufrua, na total plenitude, de uma experiência plena de aprendizagem.

Estar em constante contato com a equipe do segmento do qual o filho faz parte, participando de reuniões, eventos, atividades e tudo o que envolve o contexto escolar, viabilizando essa mudança de hábito de maneira mais efetiva, só colabora para estreitar os laços com a escola e permitir uma interferência mais consciente no desenvolvimento da criança.

E o mais importante: Os pais devem escutar os filhos e procurar estabelecer uma prática de troca diária, perguntando como foi o dia na escola, o que ele aprendeu de novo ou se está passando por alguma dificuldade em sala de aula.

Outro exercício fundamental é saber reconhecer as suas conquistas, valorizar o esforço e não julgar as dificuldades, encontrando caminhos para que ele sinta prazer no conhecimento e mostrando o lado bom de estar aprendendo coisas novas na escola.

Nunca é demais reforçar que carinho, atenção e paciência são sempre eficazes para encorajá-lo a descobrir o que há de melhor dentro dele.