Timidez na adolescência: ajude o seu filho vencer essa barreira

Timidez na adolescência: ajude o seu filho vencer essa barreira

Transpor o bloqueio da timidez ainda é uma questão custosa para muitos adolescentes. O acolhimento em casa e na escola são fundamentais para a evolução desse quadro.

A adolescência é um importante período de formação da identidade e construção de uma visão mais particular acerca da realidade. Todo jovem precisa lidar com as novidades dessa fase com resiliência e naturalidade, mas nem sempre é fácil compreender esse processo de transformações e descobertas.

Dentre tantas mudanças emocionais, físicas e psicológicas, a timidez se apresenta como um dos mais difíceis e complexos obstáculos que eles precisam enfrentar, uma vez que influencia diretamente na forma como as experiências serão vivenciadas.

Quando a timidez se torna um problema

Esse traço da personalidade está associado ao desconforto diante de certas pessoas ou a situações sociais específicas, potencializado pelo medo de manifestar gostos e opiniões ou mesmo pela insegurança com a própria aparência, por exemplo.

Muitas vezes, o adolescente se sente pressionado a se enquadrar em determinados padrões de comportamento para atender às expectativas da família ou dos amigos. A busca por aceitação e desejo de pertencimento gera sentimentos de ansiedade, angústia e passividade.

É nesse momento que os complexos e a baixa autoestima acarretam a sensação de rejeição e um consequente isolamento, levando a condutas e atitudes que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades e competências, como também afetar as relações interpessoais.

Quando a crítica alheia ganha mais relevância do que a verdadeira percepção de si mesmo, aquele adolescente que é introvertido sofrerá mais adversidades em sua jornada de autoconhecimento até conseguir, de fato, a consciência do seu papel no mundo.

Nesse contexto, é fundamental ficar atento aos sinais que indiquem instabilidade no seu jeito de ser e agir e estejam prejudicando o andamento das tarefas do cotidiano e os vínculos afetivos.

Como ajudar?

Uma boa rede de apoio contribui positivamente para mudar esse cenário. Adotando algumas ações simples, os pais podem orientar os seus filhos a enfrentarem a timidez e se tornarem cada vez mais autônomos e confiantes. Vamos lá?

• Não faça comparações com outros jovens, ele pode se sentir diminuído ou inferior;
  • Tenha paciência e procure ouvir suas queixas;
  • Dê abertura para um diálogo tranquilo e sem julgamentos;
  • Valorize os talentos e trabalhe os pontos fracos;
  • Incentive-o a explorar os próprios gostos;
  • Não o force a fazer atividades ou programas contra a sua vontade;
  • Procure não expor o constrangimento dele na frente de outras pessoas;
  • Evite falar por ele e o estimule a dizer o que pensa;
  • Se for o caso, procure ajuda especializada.

Encoraje o seu filho a encontrar novas formas de se expressar, validando os seus esforços e auxiliando-o na conquista de mais autoconfiança.