fbpx
Portal do Aluno Prestadores

Blog

O meu filho tem medo de dormir sozinho. E agora?

7 de outubro
O meu filho tem medo de dormir sozinho. E agora?

Convencer o seu pequeno a dormir na própria cama tem sido uma maratona estressante? Se essa é uma preocupação recorrente na rotina da família, é hora de mudar as atitudes e ajudá-lo a superar o medo de passar a noite sozinho.

Todo dia é a mesma coisa: o momento de ir para a cama se transforma em um grande desafio para os pais, que não conseguem colocar o filho para dormir sozinho no próprio quarto. As justificativas do pequeno podem ser inúmeras, desde o famoso medo do escuro, pesadelos recorrentes, crença em seres fantásticos até a má digestão ou a insistente vontade de ir ao banheiro.

Se para os adultos é difícil lidar com a situação, para as crianças não é diferente, principalmente pelo fato de ainda serem muitos imaturas para entender o porquê de certos sentimentos aflorarem com a chegada da noite: pânico, ansiedade e insegurança e vulnerabilidade.

Muitas vezes, a solução mais imediata para esse problema está em acolher o filho na cama do casal. Quem resiste ao choro ou dengo no meio da madrugada? Parece simples adotar essa prática, mas não ajuda em nada no seu processo de desenvolvimento. É preciso ensiná-lo a diferenciar o perigo real do que pode ser imaginário para que, assim, ele aprenda a regular as emoções.

Não dormir bem acarreta uma série de adversidades no cotidiano da criança, como fadiga diurna, irritabilidade excessiva, falta de concentração nos estudos, dores de cabeça frequentes, alterações de comportamento – inclusive depressão. Portanto, é essencial ficar atento aos sintomas e buscar formas de incorporar hábitos noturnos mais saudáveis.

Veja como ajudar o seu filho a superar esse medo e ter uma agradável noite de sono:

 

 

Estabeleça uma rotina noturna: quando a criança vivencia a mesma sequência de ações antes de ir deitar, ela encara a hora de dormir como algo natural e prazeroso. Esse ritual pode auxiliá-la a relaxar aos poucos – como um banho morno, escovar os dentes, botar o pijama e ler uma história.

Prepare o ambiente: quem não gosta descansar com todo conforto? As crianças adoram se sentirem aconchegadas e protegidas. Por isso, prepare um cobertor bem levinho, deixe uma luz acesa e verifique se a temperatura do espaço está adequada. Ah, um amiguinho de pelúcia é uma ótima companhia para deixá-las mais tranquilas.

Incentive-o a expressar o que sente: facilite o canal de comunicação entre você e o seu filho. Ele precisa se sentir à vontade para compartilhar o que está incomodando sem receio de ser julgado. Aos poucos, será mais fácil reconhecer o que lhe causa angústia no período da noite e intervir de modo mais assertivo.

Transforme o apego em autoconfiança: é normal que o pequeno só sinta segurança na presença dos pais, mas é importante estabelecer limites. Demonstre que você acredita na capacidade dele de vencer o temor de dormir sozinho, fortalecendo a sua determinação e autonomia. Refletir sobre como os vínculos afetivos estão sendo alimentados podem ajudá-lo a se tornar uma criança mais independente e feliz.

Essa transição não acontecerá como num passe de mágica. Mas, com paciência e afeto, logo o seu filho perceberá que dormir no cantinho pessoal pode ser uma aventura deliciosa e também uma grande conquista.

Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.