Como tornar o aprendizado da matemática mais prazeroso para as crianças?

Como tornar o aprendizado da matemática mais prazeroso para as crianças?

O seu filho tem medo de matemática? Você pode ajudá-lo a se interessar pelo universo dos números de um jeito divertido e prazeroso.

A matemática pode parecer um bicho de sete cabeças para muita gente, principalmente porque existe uma cultura de que se trata de algo confuso de compreender. Isso gera uma percepção negativa em torno da disciplina, tonando o aprendizado cansativo e desestimulante.

Considerada a grande vilã da sala de aula, a matemática é pouco explorada em sua potencialidade pela maioria dos alunos. A dificuldade de assimilar conceitos só aumenta quando a criança não consegue aplicá-los – de maneira prática – à resolução de problemas do cotidiano.

Nesse contexto, os pequenos precisam de estímulos diferenciados para enxergar nessa ciência – tão importante para o desenvolvimento da atenção, raciocínio lógico, concentração, memorização, tomada de decisão e pensamento estratégico – um universo de curiosidades e descobertas, despertando um olhar investigativo e curioso acerca dos enigmas matemáticos.

Desmistificando a matemática

Os pais podem colaborar nesse processo de transformação, incorporando essa forma de conhecimento na rotina dos filhos. A ideia é ensiná-los a enxergar o mundo dos números de um jeito menos abstrato, fazendo conexões com a realidade e exemplificando hipóteses com situações da vida real.

Por isso, é importante construir uma rede de apoio em torno da criança, para que ela se sinta encorajada em desvendar a matemática, que está em toda parte e presente em tudo o que fazemos. E lembre-se: o nosso cérebro precisa ser desafiado o tempo todo. Exercitar é sempre a melhor forma de aprender.

Dicas práticas

Apresentar a matemática de modo simples é o primeiro passo, transformando-a em tema de interesse da criança. Veja como realizar algumas dinâmicas:

1. Jogos tradicionais são ótimos instrumentos, afinal, aprender brincando é sempre mais divertido. Opções não faltam para manter a mente trabalhando: Tangran, dominó, quebra-cabeça, xadrez, Sodoku, Uno e muito mais.

1. Culinária envolve muita matemática! Noções de grandezas e medidas e tempo de preparo são essenciais para a realização de qualquer receita. É uma maneira lúdica de envolver o pequeno em uma aula deliciosa.

1. Leve a criança ao supermercado. É um lugar perfeito para treinar quantidade e peso dos produtos, calcular e comparar preços, leitura de variados rótulos de embalagens, contagem de cédulas e troco.

1. Gerenciar a mesada é um bom incentivo para ensinar os pequenos sobre valor monetário, planejamento financeiro e consumo consciente do dinheiro.

1. Use a tecnologia a seu favor como ferramenta de aprendizado: selecione aplicativos ou vídeos educativos que ofereçam atividades para compreender conteúdos básicos de matemática.

Com paciência, persistência e explorando novas abordagens, é possível proporcionar ao seu filho experiências ricas e instigantes com a matemática. Seja criativo e divirtam-se!