A importância das brincadeiras e vivências na Educação Infantil

A importância das brincadeiras e vivências na Educação Infantil

A aprendizagem das crianças acontece de forma eficiente quando elas são incentivadas a vivenciarem experiências diversificadas. Por meio de variados estímulos, as capacidades cognitivas e físicas alcançam níveis de desenvolvimento extremamente positivos.

O brincar é um primordial recurso pedagógico e tem papel fundamental no contexto educativo das crianças, dentro e fora da escola.  Este ato espontâneo possibilita inúmeras conexões com circunstâncias da realidade.

O faz de conta, por exemplo, é um modo de aproximá-las do mundo dos adultos, no qual elas assumem papeis diversos e compreendem outras formas de ser. Ao mesmo tempo em que investigam os meios em que vivem, fazendo questionamentos e interpretando os acontecimentos, elas constroem uma identidade pessoal e coletiva.

É na brincadeira que elas se sentem pertencentes ao grupo, podendo expor naturalmente os seus pontos de vista, intensificar as expressões corporais, melhorar a comunicação, exercitar a argumentação, criar soluções e resolver conflitos.

A infância é a fase de inúmeras descobertas e o cotidiano sempre apresenta uma série de novidades que influenciam na rotina dos pequenos, transformando-se em cenário perfeito para aguçar os sentidos e despertar a imaginação.

As situações do dia a dia são um convite para inúmeras experimentações. A mente da criança passa a trabalhar de maneira mais observadora, valorizando cada momento de troca. E para que o aprendizado seja efetivado, é preciso torná-lo mais agradável e divertido.

A forma de condução nesse processo é um fator importantíssimo. Gerar curiosidade e entusiasmo, motivando-a a participar de dinâmicas lúdicas e atrativas, pode ser bastante eficaz na assimilação de diversos conhecimentos.

Um ótimo exercício é convidá-la sempre para identificar objetos e materiais que estão ao seu redor e elaborar condições criativas para que essas ocasiões sejam de encantamento, indagações e lazer.

Cada criança sente a experiência de um jeito diferente. Com engajamento e inventividade, podemos proporcionar oportunidades únicas para que elas tenham o melhor aproveitamento possível.