A importância das brincadeiras entre pais e filhos

25 de outubro
A importância das brincadeiras entre pais e filhos

Você tem tempo para brincar com o seu filho?  Saiba que é também nesses momentos de diversão e aprendizado que os laços afetivos são mais fortalecidos.

Os inúmeros afazeres do dia a dia transformam a rotina dos adultos numa eterna correria. Esse ritmo acelerado pode ser bastante desgastante para muitas famílias, que acabam vivenciado o cotidiano com o objetivo de apenas cumprir com as obrigações. No final da jornada de trabalho, é natural que o cansaço prevaleça.

E as crianças? Como ficam nessa história? Elas necessitam de atenção e carinho, mas também de uma boa dose de risadas e diversão ao lado dos entes queridos. As experiências infantis são sempre regadas de muita ludicidade, imaginação e criatividade e é nas brincadeiras que, efetivamente, elas conseguem expressar o que estão sentindo de uma maneira leve e espontânea.

Brincar não é apenas saudável para estreitar a relação entre pais e filhos, como também é fundamental no processo de desenvolvimento intelectual, motor e emocional dos pequenos, promovendo o autoconhecimento, a comunicação, a socialização, a convivência, a concentração e o esforço físico.

Portanto, reserve algumas horas para interagir com a criança: elabore uma sequência de atividades para vocês fazerem juntinhos – seja conversando durante a refeição como foi o dia dela ou mesmo ajudando a fazer a tarefa da escola – para, depois, gastarem um pouco de energia na hora da brincadeira!

Você pode começar escolhendo algumas dinâmicas simples e que possam ser realizadas dentro de casa, por exemplo. A seguir, confira 5 dicas super legais para brincar com o seu filho hoje mesmo:

Mímica

Essa é clássica! É só definir se as ações serão interpretadas a partir de temas ou palavras: um participante deve caprichar na execução dos movimentos e gestos e os demais terão que adivinhar do que se trata a representação. A regra é não falar e nem mexer os lábios. Ideal para potencializar a criatividade, a imaginação, a expressão corporal, a atenção, a comunicação não-verbal e sociabilidade.

Boliche

Muito fácil de organizar utilizando materiais recicláveis disponíveis em casa: os pinos podem ser feitos com garrafas de plástico, copos descartáveis ou mesmo caixinhas de papelão. Se você não tiver uma bolinha, poderá fazer uma de meia ou de sacolas enroladas com fita crepe. Estabeleça a distância de lançamento e oriente a criança para rolar a bola no chão, tentando derrubar o maior número de itens. Muito bom para desenvolver habilidades de concentração, paciência, coordenação motora e o senso de cooperação.

Caça ao tesouro

Escolha alguns objetos e esconda pelos cômodos da casa. O intuito é seguir as pistas, resolver os enigmas para, no final, encontrar a grande recompensa. Você pode escrever uma carta para explicar o cenário da caçada, elaborar um mapa bem colorido e confeccionar um baú para guardar o tesouro. Vale tudo para deixar esse momento rico e prazeroso! É excelente para exercitar o raciocínio, a memória visual resolução de problemas, a colaboração, trabalho em equipe e a noção de espaço.

Estátua

A ideia é trabalhar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Selecione uma playlist bem animada, afaste os móveis da sala e chame a garotada para dançar enquanto a música estiver tocando. Quando o som for pausado, as crianças devem fazer uma pose e permanecerem imóveis. Aquele que mexer primeiro, estará eliminado da próxima rodada. Estimula o autocontrole, a atenção auditiva e a coordenação entre estabilidade e movimento.

Corrida do ovo na colher

Primeiro, determine um ponto de largada e outro de chegada. Depois, peça aos participantes que levem a colher à boca e coloquem o ovo na parte côncava do instrumento. Ao sinal positivo, eles devem realizar o percurso sem deixar o ovo cair no chão. Se não quiser fazer sujeira, pode optar por um ovo cozido, um limão ou uma bolinha de ping-pong. É uma ótima pedida para melhorar a agilidade, o equilíbrio, a velocidade, a paciência e a persistência.

As brincadeiras são muito mais do que um passatempo para reunir a família. Despertam na criança memórias afetivas e o sentimento de cuidado e pertencimento. São marcas que farão toda a diferença em sua trajetória.

E aí? Você tem tempo para brincar com o seu filho?