A eficácia da Disciplina Positiva na educação dos filhos

8 de março
A eficácia da Disciplina Positiva na educação dos filhos

Educar é um processo com muitos desafios e aprendizados, que exige dos adultos dedicação, paciência e sensatez. A construção de uma relação familiar saudável requer equilíbrio entre atitudes de firmeza e amabilidade.

Mas, nem sempre é fácil conduzir uma rotina agitada, com diferentes episódios de birra, estresse e desobediência. Como gerenciar um turbilhão de emoções e, ao mesmo tempo, não se sentir frustrado diante das tentativas fracassadas de controlar cenas como essas?

Parece mais fácil resolver o problema dando ordens, impondo condições ou adotando a prática do castigo. Esses artifícios imediatos apenas servem para sanar situações pontuais. A longo prazo, isso só contribuem para criar um distanciamento entre pais e filhos.

O que é Disciplina Positiva?

Nessa perspectiva, a Disciplina Positiva se apresenta como um caminho significativo na forma de lidar com particularidades do comportamento das crianças e adolescentes, com base no afeto, comunicação, empatia e respeito mútuo.

Muitas vezes, uma postura mais rígida e autoritária provoca neles medo, ansiedade e até mesmo agressividade. Por isso, é fundamental refletir de que maneira você contribui para intensificar esse quadro, seja nos gestos, no tom de voz ou na escolha das palavras na hora de interagir com o seu filho.

Portanto, o propósito da Disciplina Positiva é criar uma conexão assertiva, onde a criança se sinta segura e confortável para expressar ideias, emoções e pontos de vista. Isso não tem a ver com permissividade, muito pelo contrário: saber dizer não e determinar limites é de suma importância para o desenvolvimento pessoal e formação de valores.

Benefícios da Disciplina Positiva

Ao refletir e reavaliar algumas condutas, é possível colocar em prática estratégias de Disciplina Positiva de modo eficiente, possibilitando uma convivência diária mais tranquila e funcional e consolidando os laços afetivos.

O sentimento de acolhimento e pertencimento potencializa habilidades socioemocionais – como o protagonismo, a autoconfiança, a empatia – como também o senso de responsabilidade, autodisciplina e colaboração.

É claro queas transformações não acontecem da noite para o dia. Esse processo de amadurecimento leva tempo: é necessário insistir nos seus propósitos e não se deixar vencer na primeira investida sem sucesso.

Como aplicar a Disciplina Positiva no dia a dia?

Diálogo é a chave de tudo: Muitas vezes, o filho age de forma afrontosa para chamar atenção dos pais. Isso significa que ele quer comunicar alguma coisa que o incomoda e não está encontrando meios para isso. Procure escutar a suas queixas e busquem, juntos, soluções para essa questão.

Seja claro e objetivo na sua fala: Converse com o seu filho de forma simples e direta. Ele precisa compreender os motivos pelos quais você está fazendo determinado pedido e não apenas obedecer de forma mecânica.

Respeite as singularidades: Não basta só criticar as ações, é preciso entender os motivos pelos quais a criança se comporta de determinada maneira, também levando em consideração o seu jeito de ser. Valorizando suas qualidades, incentivando-as a superarem adversidades e desenvolverem autonomia.

Reconheça as boas atitudes: Qual foi a última vez que você elogiou o seu filho?Ao invés de só apontar os erros, que tal enaltecer uma coisa bacana que ele fez? É uma forma fortalecer as suas capacidades e de encorajá-lo a continuar progredindo.

Lembre-se de que eles também aprendem por meio do exemplo. A Disciplina Positiva agrega novas experiências não só para os filhos, como também para os pais. Vivencie-a da melhor maneira possível.