O primeiro dia de aula, para quem está indo à escola pela primeira vez, é marcado por uma série de novidades e incertezas. As aulas se iniciam com um período de adaptação muito importante para criar vínculos afetivos entre a criança e a escola.
E porque este período é muitas vezes tão difícil?
Por que é um período permeado de diversas emoções como ansiedade, medo, insegurança. É a separação do conhecido, do familiar para o novo e desconhecido. Cada criança reage de uma forma, é um engano pensar que quando a criança é pequena ela “não se importa”. Nesse sentido, é preciso que o professor esteja seguro para conduzir o processo diferente em cada criança e paciência para esperar o tempo de cada uma.
Já os pais, em sua maioria, sentem-se ansiosos e divididos entre a perspectiva de ver seus filhos conquistando novos espaços, ao mesmo tempo, ter que deixá-los com pessoas desconhecidas. Não raras vezes sentem-se ameaçados de perder o amor de seus filhos ou ter que dividi-los com outros.
Como ajudar meu filho a se adaptar?
É fundamental que esse processo seja desencadeado antes da chegada da criança à escola, de forma informal, com conversas entre pais e criança, visita à escola e reunião dos professores com os pais.
Algumas dicas podem ajudar nesse processo:
- Procure transmitir confiança na escola, afinal, é a que você escolheu. Converse e esclareça todas as dúvidas com a escola;
- Nunca saia escondido, despeça-se naturalmente e fale que irá buscá-lo;
- O choro é comum e seu filho pode repetir a dose por vários dias. Por isso, a sua companhia no início da adaptação é fundamental. Aos poucos, ele vai se sentir seguro e entrar na escola sem dramas;
- O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente.
Finalizando, convém reforçar que a boa relação afetiva entre crianças e professor(a) deve ser interpretada pela família como indicativo de acolhimento e de um trabalho qualificado pautado no cuidar/educar.
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