Véspera do ENEM: Um dia especial para os alunos Evolução

5 de dezembro

No dia que antecedeu as provas do ENEM, o Colégio Evolução realizou uma vivência  especial com as turmas da 3ª Série do Ensino Médio, com a finalidade de desacelerar o ritmo de estudos e relaxar para enfrentar o dia do exame com a mente descansada.

Foi pensando nisto, que preparamos uma programação diferente. Começamos o sábado com mais um Colóquio no Hardman Praia Hotel, abordando temas como: Armas Químicas, Pena de Morte/Impunidade, Geopolítica Internacional, Literatura em Tempos de Guerra e Terrorismo. Contamos com a presença de nossos professores Felipe Lucena (Física), Aléssio Toni (Gramática/Literatura), Carlos Carvalho (Geografia), Clício (Biologia), Dinho Zambia (História da Arte e Atualidades) e do professor convidado Rodrigo Matheus (História). O professor Aléssio Toni abriu a discussão com o poema “Tecendo a manhã”, mostrando que o aspecto do poema é impecável, ficando bastante evidente a repetição, a progressão, a não contradição e a relação no texto elaborado, a sensibilização para o tema da união, a abordagem do requisito fundamental da integração de todas as pessoas no trabalho coletivo e a exploração dos papéis individuais no processo de trabalho integral.

Em seguida, o professor Clício (Biologia), discutiu o tema das armas químicas, com enfoque nos aspectos químicos e biológicos, relatados através dos fatos históricos onde vírus, bactérias e outros organismos foram utilizados em guerras biológicas. O professor Rodrigo Matheus, por sua vez, fez alusões à “Pena de Morte”, retratando alguns fatos históricos que marcaram a nossa cultura. Apresentou argumentos bem fundamentados que a justificam e que a condenam, porém sempre indo de encontro às questões morais do ser humano, o que gera uma falta de conclusões elucidativas em cada parte. Finalizou a apresentação com um belíssimo poema de Jessiê Quirino.

Os professores Carlos Carvalho, Dinho e Felipe Lucena reforçaram os temas apresentados anteriormente, abordando também a questão Geopolítica Internacional, sua trajetória e consequências para nossos dias atuais.

Após este riquíssimo momento, a coordenadora Matilde realizou diversas dinâmicas, com o intuito de descontrair o grupo, transformando a ansiedade, que antecede a realização de provas, em relaxamento. Foram brincadeiras, músicas e reflexões sobre nossa vida e como saber conviver com os constantes desafios pertinentes a todo ser humano.  Em seguida, alunos e equipe se uniram em um delicioso almoço no restaurante Mangai, permeado pelo clima de alegria e descontração.

Para concluir este dia maravilhoso, foi realizado um momento mágico de biodança, sob o comando dos psicólogos Sinfrônio e Bambina, finalizando na praia, em harmonia com a natureza. Somada a toda a preparação acadêmica e ao suporte emocional oferecidos pelo Colégio Evolução ao longo do ano, a atividade deixou os alunos prontos para enfrentar o desafio mais importante do ano letivo, com a certeza do sucesso.