Júri Simulado – Ensino Médio

17 de maio

No último dia 17/05, um tema atual e polêmico foi trazido à tona, durante a aula de filosofia, ministrada pelo Prof. Francisco. A problemática da legalização do aborto em casos de fetos anencéfalos mobilizou a turma da 1ª Série do Ensino Médio, que a discutiu em um júri simulado. Caracterizados como juiz (Prof. Francisco), promotores de justiça (Águida e Ruy), advogados (Letícia Rangel e Nathália Luna, Maria Vitória e Caroline Fernandes) e testemunhas (médico, enfermeira, psicóloga, assistente social, repórter), deram vida a personagens envolvidos na causa fictícia de Maria Clara, mãe que requereu da justiça o direito ao aborto de seu feto, anencéfalo.

O objetivo da atividade não era privilegiar um posicionamento em detrimento do outro, mas permitir que os alunos mobilizassem uma série de recursos cognitivos para resolver uma situação complexa. Para tanto, leram notícias veiculadas a esse respeito, assistiram a vídeos, discutiram em grupos, colocaram-se na situação dos envolvidos, elaboraram hipóteses, opiniões e propostas de intervenção na realidade, num exercício dialético que comoveu a todos os participantes.

Fonte:Colégio Evolução