Filosofia: uma nova forma de pensar!

10 de abril

Percorrendo o caminho do tempo, chegando aos confins de hoje, a Filosofia busca respostas para o homem. Na Escola, exercitamos o aluno a trabalhar com sua mente, ou seja, o jovem é levado a pensar desde sua infância. Deste modo, o pensar tem situado na história como ferramenta indispensável para o ser humano.

Se a filosofia é o exercício do pensar, de buscar a verdade, ou etimologicamente falando, “amigo da sabedoria”, ela é necessária para a Educação. Pois, é na Educação que o saber se eleva, se constrói. Se o modo de explorar a realidade desde a antiguidade foi pelo meio da reflexão, do pensamento, hoje não é diferente.

O professor de filosofia, Francisco Roberto Coura, nas turmas da 1ª série do Ensino Médio, aplicou uma dinâmica de relaxamento ao som de música e reflexão. Neste momento os alunos faziam uma projeção de sua vida, na medida em que ele ia conduzindo o desfecho da dinâmica. A experiência deixou-os fascinados. Alguns conseguiram dormir, outros choraram, enfim, foi um momento em que eles sentiram-se descobrindo seu interior. Com atividades como esta, abolimos a ideia de que filosofia é algo enfadonho. Atualmente, ela faz parte de todo um processo: nos concursos, vestibulares e, na própria vida, uma vez que está sempre nos levando a refletir sobre nossas ações, desenvolvendo a argumentação e a criticidade necessárias à sociedade.