Evolutur: Paraíba dos meus olhos

28 de março

Numa saída pedagógica pelo interior da Paraíba, as turmas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio embarcaram rumo a uma intensa experiência interdisciplinar. O destino foram as cidades de Areia, Alagoa Grande e Ingá, que permitiram que os alunos vivenciassem, in loco, os temas trabalhados em sala de aula, possibilitando a construção do conhecimento através do contato com a realidade.

A famosa Pedra de Ingá, pesquisada por estudiosos do mundo inteiro, apresenta vestígios da passagem do homem do período pré-histórico.  A formação das rochas e sua composição foram enfatizados pelo professor de Geografia. Dinho, que ministra as aulas de História da Arte, explicou sobre a origem das pinturas rupestres encontradas no local.

No Engenho Volúpia, situado em Alagoa Grande, os adolescentes acompanharam parte do processo de elaboração da rapadura, do melaço e da cachaça, identificando os aspectos da cultura da cana-de-açúcar na região. O tipo de solo do brejo, a altitude e clima também puderam ser observados na cidade de Areia, durante uma trilha ecológica.  Nas duas cidades, os alunos puderam compreender os fatores históricos e ambientais que justificam o fato de que a cana representa o principal tipo de atividade econômica local, que dita o modo de vida das pessoas e sua organização sociocultural.

Diante dos aspectos abordados, os alunos assumiram uma postura investigativa e questionadora, o que lhes permitiu compreender as contradições existentes quanto à história dos lugares visitados e elaborar suas próprias concepções e questionamentos.

De volta à escola, era o momento de sintetizar aquilo que tinham aprendido de forma analítica, unindo os conhecimentos construídos à luz da História, Geografia e da Arte. Munidos de informações e vivências,  os alunos puderam fazer uma leitura ampla e fundamentada sobre aquilo que aprenderam, estando aptos a relacionar este a outros conteúdos, a argumentar solidamente, a elaborar propostas de intervenção na realidade, através de uma atividade que não se esgotou em si mesma, mas fez valer a ideia de educação para o desenvolvimento de competências.