Aulões do Ensino Médio

24 de agosto

Começamos nossos aulões com as 2as e 3as séries do Ensino Médio, dando um verdadeiro show. Para abrir, contamos com o Prof. Dinho Zambia falando sobre a semana da arte moderna no Brasil: contexto histórico e Geográfico do início do século XX, explicando como estava constituída a sociedade brasileira em seus aspectos políticos, econômicos e consequentemente ideológicos e culturais. Falou também do academicismo e precursores modernistas europeus e sobre A Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo. Tema bastante pertinente na proposta do ENEM. Fez uso de imagens, mostrando sempre os contrastes culturais. Os alunos estavam encantados!

Em seguida contamos com a presença da Dra. Glória Gaday(UFPB), proferindo a palestra sobre “Diversidade de gênero: A história da mulher no mercado de trabalho”. Diversidade esta em que a mulher ainda sofre, seja por preconceito, seja por tradição cultural machista. Foi enriquecedor e oportuno o depoimento da professora, sobretudo pelos fundamentos estatísticos demonstrados. Tudo isto num clima competente, descontraído e com humor.

Para concluirmos esse momento de aprendizagem, o professor Arimatéa trouxe para o público a temática tão esperada: “A Primavera Árabe”, que vai se desdobrando em passos e impasses, conforme os países em foco. Foram vistos três: Síria, onde o impasse é maior. O regime de Bashar Al-Assad vai dando mostras de fadiga fatal. Um alto oficial desertou para a Turquia e depois, ao que tudo indica, para a França. Outros oficiais militares estão seguindo essa rota. Do outro lado, os impasses das oposições permanecem, com poucos acordos e muita discordância, sobretudo de bastidor; O Egito, que de momento, o confronto aberto entre o presidente Mohamed Morsi e o Conselho Supremo das Forças Armadas foi evitado. Talvez transferido para os bastidores. Morsi decretou a reabertura do Parlamento cuja legalidade foi contestada pela Suprema Corte (com juízes ainda do tempo de Mubarak) e a seguir foi fechado por decisão do Conselho das FFAA, que arrogou então para si a formulação de um projeto de Constituição a ser submetido a referendo. Por fim, ainda, quase no Pós-Escrito, há a questão palestina. Houve uma melhora na sua situação internacional. O Egito, por exemplo, hoje está menos distante da causa palestina do que esteve até o fim do regime de Mubarak. A Turquia está mais distante do governo israelense do que já esteve. Mas enquanto não mudar a verdadeira cadeia (em todos os sentidos) de regimes despóticos que ainda são a maioria na região, os palestinos permanecerão isolados na região em sua causa. Isso é apenas o resumo do sucesso de nossa equipe!

Foi uma tarde deslumbrante, houve sorteios e distribuição de chocolates. A galera saiu vibrando e já perguntando quando seria o próximo aulão.

Aguardem, em setembro teremos mais!