A Arte de Preservar a Vida

20 de junho

Muito conhecido entre as reservas ecológicas do Estado, especialmente por sua destinação educacional e de pesquisa, o Refúgio Ecológico Charles Darwin (RECD), em Igarassu, litoral Norte, a 34 Km do Recife/PE, recebe uma média de oito mil visitantes por ano. A reserva de Mata Atlântica, que ocupa uma área de 60 hectares, já serviu de base para a realização de 130 trabalhos científicos, tornando-se o pedaço de floresta mais estudado do Nordeste. Tudo isso, por causa da infinidade de espécies animais e vegetais que vivem na área. Nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecerem de perto algumas destas espécies, tocando-as e, tirando fotos. Foi uma experiência fantástica. Quando eles poderiam se imaginar pegando em uma cobra viva? Não só os alunos, como também os professores Dinho e Matilde, que não deixaram passar esta oportunidade. Isto foi apenas o início da nossa aula de campo

Seguindo o roteiro, visitamos no Município de Itamaracá-PE, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos-CMA/PE que coordena, executa e promove estudos, projetos e programas de pesquisa e manejo para conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente sobre as espécies ameaçadas e migratórias. Os animais são tratados e, em média, depois de três anos, são devolvidos ao habitat natural. Alguns animais continuam no centro para ajudarem no trabalho de educação ambiental através de campanhas e também para reprodução. “A principal proposta é a recuperação dos jovens peixes-boi que ficam encalhados na costa marinha. Reabilitar cada um deles é uma das maneiras de contribuir para a preservação da espécie”, afirmou o professor, nos aquários, foi possível ver de perto, o modo de vida dos animais e recebemos explicações do guia. A curiosidade era tanto, que se tornava interessante perceber, como uma aula diferenciada propicia a investigação, levando ao desenvolvimento das competências.

Fizemos um intervalo no Shopping Tacaruna- Olinda/PE, onde almoçamos e, em seguida nos dirigimos ao Instituto Ricardo Brennand/PE, local onde a arte se faz presente em cada detalhe

Já na chegada, nossos alunos, extasiados com tamanha beleza, sentiram-se como se estivessem embarcando em uma viagem no tempo medieval. No Instituto Ricardo Brennand tivemos a oportunidade de desenvolver, através do olhar, a percepção visual, a sensibilização para a arte e para os objetos da cultura e para a ampliação do universo cultural. Dinho, como professor de História da Arte e de Atualidade, contribuiu com explicações durante todo o percurso na visitação, interagindo com os alunos. Visitamos o Museu São João, a Galeria e a biblioteca. Os alunos não se cansavam de admirar extasiados cada pormenor.

A Ação Educativa do Instituto Ricardo Brennand foi criada em 2002, com a realização da exposição “Albert Eckhout volta ao Brasil”: 1640-2002, e desde então vem desenvolvendo programas educativos para escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio das redes públicas e particulares de Pernambuco e de outros Estados. Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com quinze obras. Toda estrutura e exposição levam-nos a pensar a arte como provocadora de redes de significações e perceber que a história da arte produziu um universo de imagens e configurações imagéticas que a civilização humana foi produzindo ao longo do tempo.

Após esta aula de campo nossa mente não será a mesma. Pois vivenciamos experiências vivas, trazendo para nosso cotidiano novas fontes de aprendizagem.

Fonte: Colégio Evolução