1º Colóquio Evolução: Ataques Nucleares

21 de outubro

O  Colóquio Ataques Nucleares foi planejado com objetivo de reunir professores de diversas disciplinas e fomentar discussões acerca da interdisciplinaridade nas questões que dizem respeito ao ENEM. Foi realizado no Hotel Xênius, no sábado, 05 de outubro, com a participação de nossos alunos, pais e convidados de outras instituições de ensino.

A importância deste Colóquio reside no diálogo entre os docentes, acerca de seus conhecimentos específicos, ampliando para outras áreas, buscando trazer fatos históricos e científicos que marcaram a humanidade, analisados à luz de diferentes disciplinas.

O tema de nosso 1º Colóquio foram os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki. O professor Marcos Vinícius (Literatura), juntamente com Aléssio Toni (Gramática), deram início à atividade, abordando os poemas Bomba Atômica e Rosa de Hiroshima: a verticalidade do poema e sua estrutura poética que, em diversas partes, ora  mostra sua contradição nas  palavras expressas em relação ao sentido da guerra, ora ressalta a sensualidade feminina. Em seguida, o professor Amilcar (Química) reportou-se aos ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão, realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América, sob ordem do presidente americano Harry S. Truman, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Fez alusões aos processos químicos e efeitos positivos e negativos da composição dos reagentes para a humanidade, explicando quimicamente as fórmulas necessárias às explosões nucleares. Logo após, foi a vez do professor Sérgio Mala (Biologia) que, além dos aspectos históricos, mostrou as consequências biológicas destas explosões para a humanidade. Falou, também, sobre os casos de Chernobyl (União Soviética) e do Césio (Goiânia). Além de explicar os efeitos negativos, apresentou, de forma clara, os benefícios que as radioatividades, em dosagem certa, podem fazer à população.

Por fim, foi aberto espaço para que os alunos perguntassem e se colocassem, garantindo que o colóquio fosse uma experiência enriquecedora de debate e aprendizagem.  O evento, que teve como principal objetivo brindar aos alunos as perspectivas de diversas disciplinas sobre um mesmo tema, foi concluído com a música A Paz, de Gilberto Gil, ressaltando o desejo de todos para a humanidade.