VII SARAU POÉTICO – “O Novo Prometeu”

5 de novembro

O VII SARAU POÉTICO do Colégio Evolução mergulhou fundo na obra da dramaturga Lourdes Ramalho, para levar ao seu público interno e externo da escola o talento e a criatividade dessa artista paraibana. O texto “O Novo Prometeu” foi o escolhido para a montagem do espetáculo de 2015, onde a autora faz uma releitura poética do mito grego de Prometeu – o semideus que rouba o fogo sagrado do conhecimento e da consciência, para entregá-lo à humanidade cega e escravizada pela ignorância. Por essa ousadia sem tamanho, Zeus submete Prometeu a um terrível castigo, ter seu fígado devorado por uma águia durante o dia e vê-lo novamente se regenerar durante a noite, num círculo de sofrimento sem fim… Tudo isso se passa num contexto regional onde a dramaturga, com maestria e muita poesia, desnuda as misérias e contradições humanas, dando a trama um caráter universal. A originalidade dessa mistura de elementos gregos e nordestinos tornou possível essa experiência mítica, levando-nos ao universo fantástico e criativo dos impensáveis elementos de nossa cultura popular. A dimensão mágica proposta nessa montagem de Rodrigo Paes e Edigar Palmeira, contou com personagens fantásticos como as três moiras, o babau, a caipora, a caboclinha, a morte e o cão que contracenam com personagens ingênuos e cômicos do “Cavalo Marinho”, folguedo popular de extrema riqueza da cultura popular nordestina.

Foi sem dúvida um roteiro desafiador que exigiu do elenco formado por vinte e cinco alunos do Fundamental II e Médio, muita garra e determinação. Lourdes Ramalho foi duplamente homenageada, pois teve sua neta Letícia Vita Ramalho atuando neste espetáculo que foi montado pela primeira vez.

O espetáculo deste ano foi encenado nos dias 29 e 30 de outubro no Teatro de Arena do Espaço Cultural de nossa cidade. As produções artísticas e literárias de nossos alunos do Fundamental II sobre a obra de Lourdes Ramalho estiveram expostas no local, bem como uma bela mostra de fotos do espetáculo de autoria de Eduardo Filho – ex-aluno, e do aluno Gabriel Paranhos.

Fotos: Eduardo Filho