São João Evolução 2013 – Fundamental II e Ensino Médio

27 de junho

São João Evolução 2013

Uma das datas comemorativas mais esperadas do ano pelos nordestinos é, sem dúvida, o São João. As cidades se enfeitam com bandeirolas, o sertão celebra a colheita do milho e o forró anima o arrasta-pé. Não há quem não se contagie com a alegria tão característica do mês de junho.

Em nossa escola, os preparativos para o São João começam ainda no mês de maio, quando as turmas ensaiam os primeiros passos das danças que apresentam nos arraiais organizados pela escola. Cada música, traje e coreografia trazem elementos da cultura nordestina que são resgatados dentro e fora de sala de aula, mostrando que os festejos juninos representam muito mais que uma comemoração, mas a expressão genuína do folclore de nosso povo.

Em seus festejos, o Evolução mostrou as diversas faces do nosso São João. Do tradicional forró pé de serra ao moderno eletrônico, das quermesses de rua, reinventadas por nossos artistas, ao arrasta-pé, num verdadeiro passeio pelas tradições populares que colorem e alegram o mês de junho.

Confira como aconteceram as Festas Juninas Evolução 2013:

Educação Infantil ao Fundamental I:

Foi em ritmo de xote, xaxado, baião e muito forró que, nos dias 17, 18, 19, 20 de junho, o Paço dos Leões se transformou em um grandioso arraial, para receber os alunos do Mini Maternal ao 5° Ano do Ensino Fundamental I. Com direito a comidas e decoração típicas, matutos, reis e rainhas do milho e cangaceiros desfilaram pelo salão, trazendo as cores do São João através da beleza de seus personagens. No palco principal, as turmas apresentaram um verdadeiro espetáculo, contemplando os mais variados ritmos. Um delicioso arrasta-pé para toda família!

Quermesse Evolução – 6° e 7° Anos

Para comemorar o São João com as turmas de 6° e 7° do Ensino Fundamental, o Evolução se transformou em uma divertida quermesse, uma releitura das festas organizadas pelas paróquias, para comemorar o dia de seu santo padroeiro.

Alunos, pais e familiares se divertiram ao som do forró pé de serra de “Adriano Ezequiel e banda”, com as brincadeiras de “Tomba Lata”, “Boca da Caipira”, “Pescaria”, “Argola” e “Prisão”, além de prestigiarem uma lindíssima apresentação de quadrilha ensaiada por nosso artista plástico e cultural Jarrier Alves.

Forró Evolução – Fundamental II e Ensino Médio

O tradicional forró dos alunos de 8° ao 3° Ano de nossa escola, este ano, foi organizado pelas turmas concluintes do Ensino Médio. O festejo teve início pela manhã, na própria escola, onde houve uma prévia junina. À noite, no Sindicato dos Bancários, foi realizado um grande forró, ao som da banda “Primeira de Luxo”, seguida da apresentação de um DJ. A galera, entusiasmada, entrou no ritmo e não perdeu tempo, aproveitou até o último momento.