Projeto Leituras Dramatizadas 2013

27 de setembro

O Colégio e Curso Evolução, com uma política educacional inovadora, promove o desenvolvimento da arte aliada à educação como forma de formar alunos pensantes e atuantes dentro e fora da sala de aula.

A busca por uma compreensão do conteúdo de maneira mais profunda foi a mola mestre que impulsionou a realização do projeto Leituras Dramatizadas. A utilização do texto dramático como conteúdo da disciplina de Texto, Redação e Arte fez brotar o desejo de introduzir atividades artísticas entre os alunos, nas quais os mesmos seriam responsáveis pelo desenvolvimento deste trabalho.

Os alunos dividiram-se em grupos e, a partir dos livros utilizados na presente unidade (“Cenas de Intolerância” – uma compilação de textos dramáticos de autores diversos – para o 9° Ano, e “Casa de Bonecas” de Ibsen, para o 8° Ano), estudaram os textos, escolheram os personagens, construíram os cenários, organizaram os ensaios e, na data marcada, fizeram as suas respectivas apresentações com entrega de relatório do processo de construção da leitura.

Em sua terceira edição, o projeto Leituras Dramatizadas representou uma incrível experiência, que aliando literatura e arte, convida os alunos a imergir nos textos estudados, conferindo significado à leitura subjetiva e, também, à própria aprendizagem.

Texto: Rodrigo Paes