Projeto Café Literário

9 de abril

Pensando em ampliar o conhecimento literário de nossos alunos, as Coordenações da Casa de Cultura Celso Peixoto e Fundamental II, juntamente com os professores de Língua Portuguesa e Educação Artística, criaram o projeto “Café Literário”.

Esse projeto tem como objetivo propiciar aos alunos o acesso à literatura, estimulando a pesquisa, leitura, debate e a formação de opinião, decorrentes das apresentações e problematizações da obra literária, através de ações extensivas, colaborando, assim, para democratização da cultura. A atual carência de atividades culturais relacionadas à arte literária torna essa ação única e de grande valia para que, voltando-se para produção literária em diversas esferas do pensamento, a arte literária torne-se recorrente no espaço escolar.

Nesta primeira edição, a vida e obra do poeta Augusto dos Anjos será o tema central, em comemoração ao seu centenário de morte.

Como parte das atividades relativas ao projeto, foi realizada uma saída pedagógica com os alunos de 8° e 9° Ano à cidade de Sapé, para visitar o Memorial Augusto dos Anjos, a fazenda Pau D’Arco e o famoso pé de tamarindo.

A visita proporcionou aos alunos o aprofundamento no que se refere à vida e obra do poeta paraibano. Na oportunidade, os alunos conheceram a casa da ama de leite de Augusto, hoje restaurada. Puderam observar, ainda, os detalhes da história de seus familiares, expostos em grandes painéis nas paredes do memorial, fundamentais para a compreensão dos sentimentos expressados em suas poesias.

Em seguida, o grupo visitou a pequena capela onde o poeta foi batizado e, posteriormente, o famoso tamarineiro sob o qual o jovem Augusto dos Anjos passava boa parte de sua infância e para o qual dedicou inúmeros poemas.