Projeto Bolsa de Valores – Páscoa Fundamental II 2014

5 de maio

Como é de conhecimento de todos, o Colégio Evolução inclui em seu currículo formal e oculto o ensino de valores para a vida, por considerá-los fundamentais para a formação global do aluno cidadão.

Neste sentido, a escola organiza sua ação pedagógica de modo a incluir iniciativas específicas que promovam os valores para a vida de forma sistemática e organizada. Considerando a Páscoa como uma data carregada de significados e de mobilização social para a espiritualidade, configura-se em um momento propício para dar início ao nosso projeto anual Bolsa de Valores, que estende-se ao longo do ano.

Para 2014, elegemos solidariedade, esperança, união e partilha como valores centrais, permeado por outros transversais, mas não menos importantes, como o amor, a compaixão, o respeito e a igualdade. A ideia é trabalhar o tema Família Evolução unida e partilhando esperança, fortalecendo a noção de que, juntos, podemos transformar realidades, quebrando o individualismo que caracteriza a sociedade atual.

Sendo assim, diversas ações estão sendo desenvolvidas junto à comunidade escolar, colocando os alunos frente a interrogações, metáforas, proposições e desafios que os levem a refletir, aprender e agir em valores. Comparar realidades, colocar-se no lugar do outro, compreender as diferenças para chegar à igualdade são algumas das inúmeras formas de trabalhar um conteúdo de caráter tão subjetivo.

Como parte deste conjunto de ações, desde o mês de março, os alunos do Fundamental II organizaram, sob a orientação da professora Niâni, de Filosofia, a já consagrada Manhã Solidária que, em sua terceira edição, beneficiou a Instituição Edukar, localizada no bairro do Cristo Redentor. Trata-se de um momento de lazer, confraternização e troca, em que o Colégio abre suas portas para receber as crianças atendidas por institutos de caridade.

No dia 26 de abril, os alunos do 9° Ano comandaram cerca de 50 crianças da Edukar, em uma deliciosa manhã em que puderam brincar nos diferentes espaços da escola e receber ovos de chocolate para celebrar a páscoa e, sobretudo, o amor e a solidariedade.

Agradecemos a todos que participaram com satisfação e alegria, aproveitando a oportunidade para destacar o trabalho realizado pela Instituição EDUKAR, que oferece à comunidade carente atividades relacionadas à arte, educação, esporte e lazer, reafirmando a  ideia de que a mobilização é o caminho para a transformação social, lema de nosso projeto Bolsa de Valores.

Confira as fotos: