Laboratório de Ciências: 7° Ano constrói modelos celulares

11 de abril

Utilizando massa de modelar, isopor, tinta e gel de cabelo, as turmas de 7° Ano construíram modelos teóricos de células procariontes e eucariontes. Foi possível trabalhar as diferenças entre cada tipo de célula, sendo a procarionte com núcleo desorganizado com material genético disperso no hialoplasma (fluido gelatinoso presente no citoplasma da célula, representado neste modelo por gel de cabelo) e próprio dos primeiros seres vivos mais simples e primários do mundo que habitamos, como as bactérias, por exemplo. No segundo modelo, construíram uma célula eucarionte, com núcleo bem definido e com material genético dentro dele, próprio dos seres mais desenvolvidos, como vegetais e animais.

A atividade prática, realizada em laboratório, permite ao aluno reconhecer e diferenciar células procarióticas e eucarióticas, bem como identificar as suas respectivas estruturas celulares, sua forma e função, além de ter uma visão evolutiva sobre o surgimento destas estruturas, assim como entender esta estrutura como constituinte fundamental para o estudo de todos os diferentes tecidos, órgãos, sistemas, enfim, do organismo como um todo.

Texto: Professor Leandro Oliveira