Júri Simulado

24 de setembro

“Falar do Código Florestal é falar das águas de nossos rios, córregos e lagos. É enfrentar a ocupação desordenada nas encostas de morros. É se preocupar com a produção de alimentos e geração de empregos. O código florestal tem a ver com a qualidade de vida de todos os brasileiros”.

É com a preocupação de integrar nossos alunos com suas práticas sociais, mesmo que ainda estas não façam parte do cotidiano deles, e cientes da importância de envolvê-los nas discussões em torno dos problemas ambientais da atualidade, que o colégio Evolução, através da disciplina de geografia, ministrada pela professora Michelle Guerra, realizou no mês de setembro um grande projeto intitulado Júri Simulado. Este projeto objetivou debater a questão do novo código florestal, assunto desta disciplina, que mobilizou os alunos dos 7º ano. Na proposta de trabalho, eles incorporaram “o personagem” de advogados das bancadas ruralista e ambientalista, como promotores, testemunhas e jurados, todos colocados frentes às interrogações e desafios que levaram a refletir e aprender valores, defendendo ou contrariando o tema “O novo código florestal”. Contamos ainda, com a presença dos juízes Marcial H. Ferraz Cruz, Marcello N. Maia e Miguel de Britto Lyra Filho e do advogado Carlos Pessoa de Aquino, para conduzir os Juris da forma mais autêntica possível.

Os alunos pesquisaram, discutiram, assistiram reportagens e vídeos sobre o tema e se prepararam para defender ou condenar a visão dos ruralistas e ambientalistas, o que resultou em uma aula prática, onde estes se colocaram de forma bastante segura e clara desempenhando cada um o seu papel; eles mergulharam em uma experiência fundamental para seu desenvolvimento intelectual, usaram diversos tipos de raciocínio, lançaram mão de estratégias variadas e integraram diversos conhecimentos adquiridos em prol de debater um problema sobre o código florestal que é refletir sobre o futuro do Brasil, refletir sobre o país que queremos deixar para nossos filhos e netos. E, também, sobre o Brasil que o brasileiro quer hoje, pois o preço do feijão, milho, arroz, da carne que chega a mesa depende do código florestal.

Foi uma forma prazerosa e significativa de abordar um tema polêmico e preparar nossos alunos para no futuro defenderem suas opiniões. Enfim, foi um aprendizado de reflexão analítica, rico e promissor.

Cientes do valor do resultado alcançado, agradecemos a participação e colaboração de todos que participaram, especialmente aos doutores juízes. E seguimos acreditando no significado de uma aprendizagem que dialoga com o cotidiano e com o social para a formação intelectual e cidadã dos nossos alunos.

Professora Michelle Guerra