Fotonovela

4 de novembro

Estimular a leitura e promover o desenvolvimento de diversas linguagens é, sem dúvida, uma preocupação constante em nossa escola. Buscar maneiras de criar o hábito de ler e escrever faz parte do cotidiano de nossos professores que procuram trazer propostas desafiadoras que encantem os nossos alunos. E foi dessa maneira que nasceu o projeto “A Literatura retratada na arte da fotonovela”, coordenado pela professora de redação Jussiana Ferreira, desenvolvido pelos alunos dos 6º e 7º anos. O principal objetivo era promover a leitura de paradidáticos do projeto “Roda de Leitura”.

A ideia era retratar, através de fotonovelas, as histórias lidas por eles. A aprendizagem foi além do que representa essa versão tão particular de literatura, uma mistura de quadrinhos, novela e fotografia. Além de conhecer a maneira como é produzida, os alunos entraram em contato com diversas formas de expressão, o que lhes exigiu interpretação e elaboração de texto, sensibilidade artística, noção estética, fotografia e habilidade manual, tudo isso levando em conta, também, suas condições de produção, seus temas típicos, sua estrutura e o estilo de linguagem.

Ao fotografarem as cenas descritas no storyboard, os alunos foram além das salas de aula, aproveitando os cenários da “Casa de Cultura Celso Peixoto”, o que tornou a atividade ainda mais atrativa e contagiante. A montagem das fotonovelas, feita manualmente pelos alunos, em forma de recorte e colagem, pode ser apreciada em painéis expostos nos corredores da escola, ficando disponível para todos os alunos, como forma de leitura. Uma ideia sensacional que mobiliza a todos, produtores e leitores.