Exposição: “O anúncio publicitário”

26 de agosto

A todo momento nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas são um tipo de “gênero textual”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas.

A finalidade deste tipo de texto é a de persuadir, ou seja, o anunciante tem o objetivo de convencer o leitor ou receptor sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.

Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente original, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.

Com muita maestria e competência, além de uma criatividade incomensurável, os alunos dos 9º anos criaram tais anúncios e recriaram outros, de forma muito original e divertida. O trabalho teve a duração de duas semanas, após a apresentação do gênero, na aula de redação e após alguns exemplos e pesquisas na internet, os alunos já despertaram para o propósito da atividade e já começaram a produzir, em um momento de total descontração e aprendizado.

Profª Lorena Ponce de Leon