Evolutur: 6º Ano na terra do baião

10 de maio

No último dia 02/05, as turmas do 6º Ano Evolução fizeram uma excursão rumo à terra do Rei do Baião. A ideia desta saída pedagógica a Pernambuco partiu do projeto cultural que homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, em diversas ações que estão sendo realizadas pela escola.   Desde a partida, a turma já entrou no ritmo do forró, ao assistir ao documentário “Danado de Bom”, no ônibus.

Na entrada da cidade de Recife, o grupo fez sua primeira parada, o Parque Dois Irmãos. Na trilha realizada pela mata, os alunos puderam usufruir da imensa riqueza da biodiversidade do lugar, sendo guiados pelo biólogo Leonardo, que explicou sobre o clima, a vegetação e a fauna local.

Na hora do almoço, a turma foi ao famoso restaurante PARRAXAXÁ. A comida típica nordestina e a decoração do local também serviram de instrumento pedagógico. Em seguida, o grupo se dirigiu para o Memorial Luiz Gonzaga, onde os alunos puderam conhecer não só sobre a vida do cantor e compositor, mas diversos aspectos da cultural regional e, sobretudo, rural do Nordeste, tais como a religiosidade, a música, o trabalho nas plantações e nas criações dos animais, todos eles retratados nas canções do mestre Gonzagão. Além do acesso ao acervo musical do artista, a apresentação do guia, e também sanfoneiro, Marcos encantou a turma que pedia bis ao fim de cada música interpretada por ele.

Por fim, uma rápida visita à Igreja São Pedro proporcionou aprendizados relacionados à história, arquitetura e arte, através da apreciação de suas instalações. Encerrada a maratona cultural, era hora de voltar para casa e organizar os conhecimentos construídos através de vivências, entretenimento e socialização.