Dom Quixote no Clube da Leitura

15 de maio

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e de expressar-se. Formar leitores, portanto, é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar.

Como parte das atividades do Clube da leitura, alunos do 6º Ano fizeram a leitura coletiva do clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Eleita, em 2002, como a melhor obra de ficção de todos os tempos, tem como protagonista um cavaleiro andante que vivia num mundo de sonhos junto a seu fiel escudeiro, Sancho Pança, que, no século XVII, caminharam pela Espanha a procura de aventuras.

Os alunos dramatizaram as aventuras vividas por esta dupla a partir da releitura que fizeram da história. O enredo adaptado, o figurino e o cenário foram produzidos pela própria turma, que embarcou no reino imaginário dos fantásticos andarilhos espanhóis.

Fonte: Colégio Evolução