Café Literário – Semana de Encerramento

26 de maio

Entre os dias 5 e 9 de maio, nossa escola foi palco da culminância do projeto Café Literário, que teve início em Março de 2014, envolvendo as turmas do Fundamental II.

Nesta primeira edição do projeto, os alunos estudaram a vida e obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos, em homenagem ao centenário de sua morte, através de atividades diversas que incluíram uma visita à cidade de Sapé, onde se encontra o Memorial que leva seu nome. Na escola, as turmas realizaram pesquisas, leituras, debates e produção de materiais a partir de problematizações da obra literária do “Poeta da Morte”.

Na semana de culminância, as turmas apresentaram o resultado das atividades desenvolvidas, com produções que envolviam diversos tipos de linguagem: os painéis do 6° Ano, os cordéis e poemas concretos do 7° Ano, os cartuns do 8° e os sonetos do 9° Ano.

As apresentações foram mediadas por convidados especiais, estudiosos da obra de Augusto dos Anjos, a exemplo da professora e pesquisadora Siméia de Castro, do professor Cicero Isaac, do escritor e ex-aluno Evolução Francisco Junior, do responsável pelo  Memorial de Augusto dos Anjos, José Aderaldo Elias e de Doda Barbosa, que cantou alguns dos poemas em ritmo diversos, encantando a todos.

Ao término de cada atividade – palestras, jograis, danças e declamações, os alunos entregaram cestas para os convidados, com materiais elaborados por eles. Os visitantes da exposição foram presenteados com a degustação de um delicioso café e com xícaras personalizadas, fazendo alusão ao nome do projeto que, certamente, cumpriu seu papel na busca da democratização da poesia como expressão cultural.