8° Ano Evolução põe, literalmente, a mão na massa

28 de fevereiro

Um dos grandes objetivos do ensino da Língua Portuguesa, em nossa escola, é possibilitar aos alunos o contato com as diversas modalidades textuais, inseridas em portadores reais de texto, que circulam no meio social. Esse trabalho se justifica diante da necessidade de se compreender a função da escrita e da leitura para a apropriação do nosso complexo código linguístico. Essa apropriação começa na Educação Infantil e percorre toda a vida escolar do aluno e lhe permite dominar e fazer uso competente da linguagem, seja ela verbal ou não-verbal.

O texto instrucional é, certamente, um dos gêneros mais interessantes de se trabalhar na prática, por seu propósito de orientar procedimentos de forma detalhada, clara e precisa para realizar alguma atividade. Podem guiar o leitor sobre como utilizar algum objeto, como um celular, ou como participar de um jogo ou brincadeira. Explicam, ainda, como elaborar algo a partir de elementos e processos, dividindo-se em lista de elementos ou materiais necessários e o procedimento em si.

Na aula de redação, a professora Jussiana Ferreira propôs aos alunos do 8° Ano o desafio de produzir, a partir da leitura de uma receita culinária, docinhos modelados. A ideia era trabalhar o texto instrucional, conhecer sua estrutura, identificar os aspectos que o compõem, reconhecer em que portador textual pode ser encontrado, compará-lo a outros textos instrucionais, reescrevê-lo e, por fim, executá-lo, obedecendo aos procedimentos descritos. Depois de tanto trabalho e aprendizagem, a recompensa não poderia ser outra senão a degustação dos docinhos!