6° Ano visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Gramame

21 de outubro

Estação de Tratamento de Água (ETA) é um local em que se realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e, assim, utilizá-la para abastecer uma determinada população. A captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.

No mês de setembro, os alunos do 6° Ano tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, o processo de tratamento da água, através de uma visita guiada à ETA do município de Gramame (PB). A teoria, vista previamente em sala de aula, pôde ser apreciada e discutida in loco, a partir da observação de todas as etapas pelas quais a água passa para tornar-se potável para consumo, desde a floculação até a adição de cal, que corrige sua acidez.

Na oportunidade, além das questões inerentes ao processo, também discutiu-se a ação do homem  em ralação à água (poluição e consumo consciente) e os fenômenos naturais que afetam seu abastecimento, levando os alunos a refletir posturas e problemáticas relevantes para a preservação deste fundamental recurso natural.