O papel da robótica no desenvolvimento do aluno

O papel da robótica no desenvolvimento do aluno

As salas de aula são verdadeiros campos de experiências coletivas, que permitem crianças e adolescentes vivenciarem múltiplas formas de aprendizagem e possibilidades de ressignificação do conhecimento.

Diante disso, as tecnologias são peças importantes nesse cenário, configurando um novo perfil de aluno, mais antenado, comunicativo e engajado com as transformações do mundo.

E como ensiná-lo aplicar a teoria em situações do cotidiano, fazendo uso das ferramentas tecnológicas de maneira produtiva?

A robótica educacional é um poderoso instrumento pedagógico, viabilizando a resolução de problemas do dia a dia por meio da pesquisa, planejamento e construção de máquinas.

Ao incentivar o estudante a botar a mão na massa, essas práticas se tornam ótimas oportunidades para ajudá-lo desenvolver inúmeras habilidades e competências: estimula o raciocínio lógico, analítico e crítico; fortalece o compartilhamento de ideias; desperta o protagonismo e a autonomia.

No Evolução, a robótica já faz parte da rotina dos alunos desde 2012. De lá até aqui, as aulas já passaram por algumas modificações, sempre buscando aprimorar as dinâmicas com os participantes.

Os encontros semanais são voltados para os segmentos: Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, tendo os dois últimos um diferencial: são trabalhadas a lógica de programação e a preparação para competições.

O professor Christiano Rodrigues, idealizador do projeto, explica o foco da abordagem:

“São criadas atividades para suprir necessidades, como cadeiras de rodas, elevadores mais eficientes, meios de transportes, coisas do gênero, com o uso de engrenagem, peso, polia, motor.  A criação de coisas que podem facilitar a vida do ser humano.”

Com o sucesso da iniciativa e o ótimo desempenho dos integrantes, alçar outros voos foi uma consequência natural: os torneios de robótica são o alvo principal das nossas equipes.

Na Olimpíada Brasileira de Robótica 2021, por exemplo, a modalidade prática consiste em conceber um robô para resgatar vítimas de um desastre. Os alunos Evolução já concluíram a etapa regional e esperam alcançar a fase nacional.

A robótica não só promove melhorias no meio em que vivemos, como também dá um novo sentido às relações entre os seres humanos, tornando-os mais ativos, flexíveis e capazes.

“Essa é a parte que eu tenho mais orgulho, que observo esses anos todos: a criação de um aluno com uma maior responsabilidade, melhor concentração, melhor trabalho em equipe. Esse é o grande objetivo da robótica: unir as pessoas, para trabalharem em equipe por um bem maior.”, conclui Christiano.