Areia ontem e hoje

19 de setembro

Os alunos do 5º Ano participaram de um estudo de campo na cidade de Areia, como recurso fundamental para o estabelecimento de uma ponte entre as informações teóricas e a realidade: percepção dos fatos e processos, colocando os alunos diretamente no cenário dos acontecimentos estudados.

Areia, berço do grande escritor e político José Américo de Almeida, encantou os alunos, ao abrir as portas do primeiro teatro da Paraíba, o Teatro Minerva, o Museu Casa de Pedro Américo, onde nasceu o grande autor do célebre quadro da Independência do Brasil e o Sobrado José Rufino, destacando sua senzala interna.

Visitamos um Engenho de Rapadura, onde os alunos puderam conhecer o processo de fabricação e adoçar o dia com as delícias da cana-de-açúcar. No percurso, fizemos uma parada na cidade de Alagoa Grande, visitando o Memorial de Jackson do Pandeiro. Conhecemos, também, o acervo Margarida Alves, a Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem e o Teatro Santa Inês, encerrando a experiência pela principal cidade do brejo paraibano.