Salada de frutas: Aprendendo sobre alimentação saudável

19 de março

Depois do primeiro ano de vida, as crianças passam a acompanhar a dieta da família. É o momento ideal para fazer uma incursão pelo mundo dos sabores: doce, amargo, azedo, salgado, ácido, etc., para que possam conhecer o maior número de alimentos possível e, assim, definir gostos e preferências relacionados à alimentação.

A recomendação de nutricionistas enfrenta um grande desafio: o corre-corre da vida moderna aliada à praticidade oferecida pela enxurrada de alimentos industrializados oferecidos pelo mercado. Sucos de caixinha, congelados e toda a sorte de biscoitos e salgadinhos irresistivelmente embalados, prontos para serem colocados na lancheira.

É certo que o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis deve começar no âmbito familiar mas, como todo processo educativo, deve-se estender à escola. Além do Sistema de Cardápio Sugerido, o Evolução elabora diversas atividades relacionadas à saúde e nutrição.   Estimulados pela professora e incentivados pelos coleguinhas, as crianças se animam a experimentar.

Os alunos do Maternal II, por exemplo, tiveram a oportunidade de fazer uma grande salada de frutas. Antes da preparação da receita e da degustação, escutaram histórias sobre o tema, contaram sobre o que comem, brincaram, manusearam e nomearam as frutas, falaram sobre suas predileções, discriminaram alimentos saudáveis e não saudáveis e compreenderam a importância de uma boa nutrição. Sem contar com os temas transversais que foram desenvolvidos a partir do tema fruta (números e quantidades, cores e formas, o compartilhar, entre outros). A ideia é que a criança adote uma postura positiva em relação à alimentação, conquistada a partir da ação diária da família e da escola.