Futebol e Matemática: o que uma coisa tem a ver com a outra?

23 de abril

Em uma mesma semana, os alunos do 1° Ano estavam aprendendo conteúdos diversos. Em Língua Portuguesa, conheciam os gostos e preferências. Na disciplina de Matemática, revisaram os números de 0 a 10, relacionando-os às respectivas quantidades, comparando-as, formando conjuntos e ordenando-os. Nas aulas de psicomotricidade, a palavra de ordem era movimento. Mexer o corpo para desenvolver a coordenação motora ampla, o espírito de equipe e o trabalho colaborativo.
Foi quando, então, surgiu a ideia de juntar as três disciplinas em uma divertida atividade que foi, literalmente, um golaço. Inicialmente, os alunos votaram em seu esporte favorito. O futebol, escolhido pela maioria, levou os alunos para o campinho. A quantidade de jogadores e de gols, os numerais impressos nos coletes e o placar geral, possibilitavam os “atletas” a pensarem sobre os aspectos matemáticos do jogo, mostrando que eles estão presentes em nosso dia a dia.
Os alunos se divertiram e, sobretudo, atribuíram significado à própria aprendizagem, numa competição onde todos saíram campeões, seja na matemática ou na artilharia.

Colaboradora: Professora Rejane Galdino

Fonte: Colégio Evolução