O carnaval representa uma das maiores, senão a maior, manifestações culturais do Brasil. Levando em conta sua importância enquanto símbolo da identidade nacional, o Colégio Evolução desenvolveu um projeto que teve como principal objetivo a promoção de uma análise interdisciplinar desta data comemorativa, possibilitando a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal social e cultural relacionados ao tema, privilegiando o conceito de cidadania como eixo norteador.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer como acontece o carnaval nas distintas regiões do país, sob a ótica da literatura (análise de marchinhas, frevos, enredos de escola de samba, etc.), da história e geografia (onde, quando, como e por quê se festeja o carnaval), da matemática (índices e estatísticas do carnaval brasileiro), ciências (alimentação e hidratação para os dias de folia, bem como o consumo irresponsável de álcool e suas consequências) e da arte (elaboração e confecção de fantasias e alegorias). Munidos dos conhecimentos atrelados a cada disciplina, os alunos Evolução estavam prontos para responder à seguinte pergunta: como resgatar, vivenciar e perpetuar a tradição cultural do carnaval brasileiro, com responsabilidade e cidadania?
A culminância do projeto deu-se em um sábado pra lá de especial. A escola foi dividida em estações (Purpurina, Confete e Serpentina, Pierrô e Tititi), nas quais os alunos, fantasiados e cheios de alegria, vivenciaram cada aspecto do carnaval, através de dramatizações, danças e produções artísticas. A magnitude da ação chamou a atenção da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, que registrou e noticiou o evento (veja o vídeo da reportagem) .
O Colégio Evolução se orgulha de seus alunos e colaboradores e mostra que é possível utilizar uma tradição cultural como instrumento de vivência e aprendizagem.
Fonte: Colégio Evolução
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.