Birra: como lidar com esse comportamento?

3 de junho
Birra: como lidar com esse comportamento?

Aprender a lidar com a birra das crianças é sempre um desafio para os adultos. Com paciência e afeto, é possível estabelecer uma relação de confiança com o seu filho e mudar esse cenário.

Quem nunca presenciou ou precisou encarar um episódio de birra infantil, em que a criança chora, esperneia e até se joga no chão querendo alguma coisa? E quando essa cena acontece em locais públicos? Os pais ficam sem saber como agir, já constrangidos e estressados diante do comportamento incontrolável do filho.

Essa é uma situação bastante comum no cotidiano de muitas famílias. Mas, o que fazer para não ficar refém desse comportamento dos pequenos?

Afinal, o que é a birra?

A birra é um indício claro de que a criança não tem habilidade para se comunicar, demonstrando insatisfação por meio da reação física inesperada. É a maneira que ela encontra de chamar atenção e manifestar sua frustração por não ter um desejo prontamente atendido.

É o momento em que estão desbravando o mundo ao seu redor e se descobrindo ao mesmo tempo. Durante esse processo de desenvolvimento, é natural que estejam ainda percebendo as próprias emoções e se expressando de maneira espontânea.

Crianças menores, por exemplo, que já não aceitam tudo passivamente, externam as insatisfações quando são contrariadas e não conseguem dizer o que estão sentindo, reagindo aos “nãos” com choradeira, gritos e, muitas vezes, com agressividade.

A criança não pode achar que vai ter tudo na hora que quiser. O adulto não deve reforçar tal conduta, é preciso ter controle da situação e buscar agir com convicção e equilíbrio diante de um ataque repentino de birra.

Não adianta só dar ordens e pedir que o pequeno se acalme, quando ele ainda não tem um certo entendimento de alguns comandos ou regras. Uma ação mais enérgica só vai aflorar essa miscelânea de sensações – raiva, estresse, ansiedade – e confundir ainda mais a cabeça dele.

Como agir?

Não precisa entrar em desespero! Essa fase é de aprendizados para a criança e é fundamental que os pais sejam receptivos e estejam dispostos a participarem ativamente da construção de valores.

Abrir espaço para o diálogo é sempre a forma mais saudável de criar conexões e estabelecer uma relação de confiança. Conversar com a criança, explicando de forma tranquila as razões pelas quais ela não deve ter esse tipo de atitude é uma forma madura e sensata de ensiná-la a ter paciência, respeito e empatia.

Procurar considerar as razões da criança e o que de fato acontece para motivar reações dessa natureza. Ao perceber mudanças de comportamento, como padrões persistentes e desproporcionais – irritação excessiva, hostilidade, desobediência – considere procurar a orientação profissional para conduzir melhor o caso.

A seguir, veja algumas estratégias para lidar com a birra do seu filho no dia a dia.

• Diferencie a birra de uma queixa real: observe se ele está precisando de um olhar diferenciado e querendo manifestar alguma queixa relevante;
  • Seja um exemplo para o seu filho:  não aja com raiva em situações adversas para que ele não imite o mesmo comportamento;
  • Durante a birra, não faça o que a criança quer: tente não dar tanta atenção e persista na sua decisão de não ceder ao pedido dela;
  • Castigar não é a solução: de nada adianta punir o seu filho pelo mau comportamento. Ele precisa aprender por meio da conversa e da relação afetiva;
  • Não chantagear a criança: essa é uma prática que deve ser evitada. Não é bacana oferecer uma recompensa em troca do silêncio e da calma;
  • Desviar o foco do problema: se o pequeno estiver no meio de uma crise de choro por algo específico, tente distrai-lo com algo diferente e divertido. Isso vai ajudar a acalmá-lo.

Ao perceber que é acolhido e compreendido, o seu filho terá mais facilidade em vivenciar as experiências desse período com segurança e autonomia. Gerencie situações de birra com serenidade, carinho e amabilidade.

Uma dica bônus: você já conhece o nosso e-book Disciplina Positiva: um diálogo sobre uma educação firme e gentil? Baixe agora e entenda mais sobre esse tema tão importante para a formação das crianças.

Aproveite o conteúdo e boa leitura!