fbpx
Portal do Aluno Prestadores

Blog

5 hábitos diários para escrever bem

1 de novembro
5 hábitos diários para escrever bem

Você tem dificuldade em elaborar um bom texto? Confira 5 dicas que podem ajudar a escrever melhor.

Passamos a maior parte do tempo enviando mensagens pelo WhatsApp, elaborando e-mails, comentando publicações no Instagram. A velocidade com que trocamos informações nos dias de hoje parece ser a desculpa perfeita para não prestarmos atenção na maneira como estamos nos comunicando. Será que conseguimos escrever de forma clara?

E quando surge a necessidade de elaborar um texto que exige um pouco mais da nossa habilidade com as palavras? Quem já não se deparou com o desafio de escrever um relatório importante, um artigo mais denso ou até mesmo a redação no vestibular e deu aquele velho e conhecido branco? O resultado disso são textos mal escritos, com conteúdos ambíguos e confusos.

A boa escrita não está restrita apenas às necessidades acadêmicas ou de trabalho. É uma atividade que faz parte do nosso dia a dia. Partimos do princípio de que somos compreendidos por todo mundo, já que a sociedade atual está acostumada a se expressar de forma mais imediata. Mas não se engane: nem tudo que parece óbvio na nossa mente é fácil de ser apresentado no papel.

 

 

Como escrever melhor?

Você precisa ser o mais direto possível, evitando ruídos desnecessários. Não tenha medo de errar: é na ação constante que você vai lapidando a escrita.

Pratique todos os dias: Sempre que tiver uma oportunidade, escreva. Você pode começar fazendo pequenas anotações ou resumos do que leu. Depois, exercite redigir textos maiores, expressando o seu ponto de vista sobre certos temas, de forma simples e objetiva. O importante é manter o ritmo da escrita em dia.

Leia muito: A leitura está diretamente relacionada à escrita eficiente – melhora o raciocínio, amplia o vocabulário, trabalha a memorização e aprimora a capacidade de interpretação textual. Por isso, incorpore esse hábito à sua rotina, seja lendo notícias ou adotando um livro de cabeceira.

Estimule a sua criatividade: As boas ideias não caem do céu. Para destravar o pensamento e colocá-lo no papel, você precisa ampliar o conhecimento de mundo e incrementar o seu repertório cultural. Ouça músicas diferentes, assista filmes e séries que você não conhece, varie o tipo de leitura, visite museus e galerias, aprenda um novo idioma.

Estude o nosso idioma: Não adianta querer escrever bem e ter preguiça de aprender mais a língua portuguesa. É fundamental que você dedique tempo de qualidade para aprofundar assuntos que tenha mais dificuldade e reforçar aqueles que já domina.

Escreva corretamente na internet: Para além do hábito de abreviar termos e até escrever errado nas redes sociais, muita gente acaba virando refém do corretor ortográfico. Desabilite a ferramenta e passe a consultar no dicionário quando tiver dúvidas sobre a grafia de alguma palavra.

Escrever bem é um diferencial. Determine metas, treine bastante e revise quantas vezes for necessário.

 

Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.