fbpx
Portal do Aluno Prestadores

Blog

5 atitudes sustentáveis para ensinar as crianças em casa

10 de junho
5 atitudes sustentáveis para ensinar as crianças em casa

Quer ensinar o seu filho a incorporar hábitos simples e ecologicamente positivos para o cotidiano? Veja 5 atitudes sustentáveis para praticar em casa.

A produção de lixo – com o uso de materiais descartáveis – o desperdício de água, o consumo exacerbado de recursos naturais são alguns dos muitos problemas de degradação sofridos pela natureza.

A conscientização sobre os impactos da ação humana no meio ambiente é de responsabilidade de cada indivíduo, pensando no bem-estar e saúde coletiva. Ensinar as crianças a valorizarem o espaço em que vivem e apreciarem uma rotina saudável é um passo fundamental para transformar essa realidade.

Se os pais adotarem um comportamento mais ecológico no cotidiano, os filhos serão inspirados a mudarem os hábitos e passarão a compreender como é fundamental para a nossa sobrevivência estar em equilíbrio com o planeta.

Que tal convidar o seu pequeno a abraçar essa causa e contribuir para uma melhor qualidade de vida? Confira 5 atitudes sustentáveis para promover em casa.

 

 

1. Coleta seletiva

Separar o lixo é uma ação de extrema importância para minimizar os danos causados ao nosso planeta, como a poluição descontrolada, a disseminação de doenças e os prejuízos financeiros. Por isso, oriente o seu filho a fazer o descarte adequado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis em seus devidos recipientes e explique os efeitos positivos dessa prática no dia a dia.

2. Hortinha caseira

O cultivo de frutas, legumes, verduras e temperos incentiva a criança a experimentar uma alimentação mais rica e natural, livre de agrotóxicos, além de ser uma atividade bastante prazerosa e instigante para o desenvolvimento sensorial. Procure um espaço arejado e com boa iluminação e inicie o plantio de pequenas espécies.

3. Confecção de brinquedos

Aqui, a regra é uma só: criatividade e mão na massa! Materiais descartáveis, como caixas de papelão, latas de leite, garrafas pet, potinhos de iogurte, embalagens de amaciante e muitos outros itens podem ser transformados em brinquedos super divertidos. A supervisão de um adulto é essencial na hora de manusear alguns utensílios, como tesoura, cola e tintas, certo?

4. Banhos rápidos

A hora do banho pode ser um desafio, ainda mais quando o pequeno gosta de brincar com a água. Use a imaginação e proponha brincadeiras com o tempo mais reduzido no chuveiro, orientando para sempre desligar a torneira quando estiver usando shampoo ou sabonete. A regra também vale na hora de escovar os dentes ou lavar a louça, ok?

5. A não utilização de produtos de plástico

O plástico demora centenas de anos para se decompor na natureza, contaminando oceanos e matando diversos animais marinhos por ingestão acidental. Ilustre para a criança a gravidade desse cenário e mostre os benefícios da utilização de ecobags, canudos de metal ou bambu, garrafas reutilizáveis. Recuse, sempre que possível, descartáveis em pedidos delivery.

Uma conduta reflexiva e colaborativa vai ajudar o seu filho a ter uma conexão mais otimista com a natureza. Não desista e continue incentivando-o nessa jornada necessária.

 

Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.