
Sábado, dia 18 de outubro, pela manhã, foi realizado o Colóquio: Sustentabilidade e Economia Verde. Contamos com a participação dos professores de História, Dinho Zambia e Rodrigo Matheus; de Geografia Tomás Pessoa; de Química Fernanda Odebrecht; de Física André Cassimiro; de Filosofia Francisco Coura, de Biologia Guilherme Stanford e, dos alunos de 1ª,2ª e 3ª série do Ensino Médio. Contamos também com a participação de alunos de outras escolas.
O tema abordado é de grande relevância, uma vez que a problemática está presente em todas as provas aplicadas no Enem. O conceito de Sustentabilidade nos mostra a necessidade de repensar o desenvolvimento econômico de uma nova forma, levando em conta a igualdade entre gerações. Até então, o desenvolvimento econômico tinha uma óptica um pouco mais restrita e, normalmente, considerava os determinantes fundamentais do crescimento econômico sem levar em conta o meio ambiente. Esses determinantes fundamentais em última instância produziam alterações na acumulação de fatores de produção e na produtividade (que engloba o progresso tecnológico e as alterações na eficiência com que os fatores são empregados), além de influenciar a velocidade de crescimento do país. Correntes menos ortodoxas estudavam também problemas de distribuição de renda e outros temas, utilizando uma formalização menos rigorosa. Atualmente, ideias menos ortodoxas são incorporadas em modelos econômicos, em grande parte pela disseminação de métodos matemáticos mais sofisticados na Economia (Krugman, 1995). A análise empírica de modelos de crescimento econômico também ganhou novo alento desde que o interesse nos modelos de crescimento econômico foi renovado, em meados da década de 1980.
A questão da igualdade entre gerações sob o prisma da sustentabilidade significa que cada geração deve ter o mesmo bem-estar, ou a mesma igualdade de oportunidades, que as demais. Em termos do meio ambiente, não deve haver uma deterioração desse que impeça uma geração de alcançar o mesmo bem-estar que uma geração anterior. Logo, a preservação do meio ambiente surge como uma forma de evitar o aumento da desigualdade entre gerações. Obviamente, ninguém defende a preservação a qualquer custo, mas é necessário que haja critérios que norteiem o uso racional dos recursos naturais de modo sustentável.
Os professores, de um modo geral, abordaram a necessidade de tomarmos uma atitude em relação ao meio ambiente, “resultando em melhoria do bem-estar humano e equidade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica” (United Nations…, 2011, p.16). Uma Economia Verde possui baixas emissões de carbono, eficiência no uso de recursos e inclusão social. A transição para uma economia verde pode ser feita tanto por países ricos quanto por países pobres. Foram apresentadas diversas maneiras de nos envolvermos na melhoria da qualidade de vida sem tantas poluições ao meio ambiente, em favor do ecossistema.
Nas apresentações os alunos receberam material com algumas questões que foram sendo resolvidas pelos professores durante o Colóquio. Foi abordada, com muita ênfase, a análise econômica de questões relacionadas ao meio ambiente, referentes tanto à microeconomia quanto à macroeconomia.
Os professores interagiram entre si, cada um abordando problemáticas e soluções dentro da sua área, realizando uma dinâmica com explicações, músicas e poesias. Foi um momento enriquecedor, no qual, no final da manhã todos saíram contagiados com a energia positiva deste grande momento de aprendizagem.
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.