A colaboração dos filhos nas tarefas domésticas é um importante incentivo para o seu amadurecimento e independência. Veja como as crianças podem ajudar.
Quem tem criança em casa com certeza já se deparou com essa cena: toalha molhada na cama, roupas fora do lugar, brinquedos espalhados pelo ambiente, louças sujas na pia da cozinha e toda aquela bagunça que mais parece que um furacão passou por ali.
Dar conta dessa desordem diária não é fácil, principalmente quando os pequenos não estão acostumados a dar uma mãozinha na hora da arrumação. Resultado: os pais acabam fazendo o serviço por eles, reforçando um comportamento desleixado e preguiçoso.
De fato, é uma rotina repetitiva e cansativa. Mas, calma! Não é preciso tomar todo o trabalho para si: você pode e deve incluir o seu filho na organização do lar. Ao delegar tarefas, a dinâmica entre as pessoas que ocupam o espaço torna-se mais funcional, possibilitando, assim, uma convivência mais harmônica.
Construção de hábitos
Claro que essa mudança não vai acontecer do dia para a noite. No início, é natural que a criança apresente alguma resistência ou faça birra diante de qualquer pedido que ela interprete como uma ordem ou obrigação.
O ideal é começar aos poucos, demonstrando que cumprir regras não precisa ser encarado com algo ruim. Mostre o lado bom de ser ativo e colaborativo nos afazeres domésticos e reconheça o esforço dela ao final de cada atividade, incentivando-a a ser cada vez mais participativa.
Por isso, procure ter sempre momentos de diálogo com o seu filho e explique que para ter uma casa limpa, aconchegante e organizada, é fundamental que todos façam a sua parte e cooperem para que isso aconteça.
Quanto mais cedo essas práticas estiverem presentes no universo infantil, maior será a contribuição para o aperfeiçoamento de habilidades, como o fortalecimento da autonomia, a proatividade, o senso de responsabilidade, a valorização do esforço, a coordenação motora, o exercício do equilíbrio e da agilidade, entre outras.
O segredo está na persistência
A missão de educar exige foco, determinação e muito afeto. Portanto, nem pense em desistir na primeira tentativa de fazer do pequeno o seu ajudante! O tempo de aprendizado varia de criança para criança, ou seja, tenha paciência e saiba utilizar os comandos com assertividade e clareza.
A tarefa pode não sair às mil maravilhas, mas tente não ser tão perfeccionista. É com a prática constante e gradual que a criança fica habilidosa e passa a executar as atividades com mais capricho.
Acredite que o seu filho é capaz, permitindo que ele aprenda com os erros, sem cobranças ou reclamações. O mais importante é despertar a consciência de que o papel dele no bem-estar coletivo fará toda a diferença.
Hora de botar a mão na massa!
Para facilitar a dinâmica durante a rotina, elabore um quadro de funções e deixe exposto em algum lugar de fácil acesso. Assim, todos podem visualizar quais são as suas tarefas naquele determinado dia.
Ah, e não esqueça de ficar atento quanto à segurança: só permita que a criança faça a tarefa que for apropriada para a sua faixa etária, de acordo com as etapas do seu desenvolvimento. A orientação e supervisão de um adulto são indispensáveis.
Separamos algumas atividades, ideais para cada idade. Confira abaixo:
Use a criatividade e explore bastante esse recurso para deixar a hora da limpeza da casa mais lúdica, instigante e prazerosa. Com certeza, será uma oportunidade para o seu filho se sentir mais útil e parte da família.
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.