A preparação rumo ao ensino superior exige do aluno uma rotina dedicação e comprometimento com os estudos. Essa jornada, cheia de responsabilidades e desafios, pode se tornar ainda mais desgastante quando surgem dúvidas a respeito futura profissão.
A insegurança diante da escolha da graduação pode ter relação com vários fatores: influência ou pressão familiar, uma visão limitada acerca do curso ou mercado de trabalho, incertezas sobre as próprias aspirações.
Visando colaborar com esse importante momento de decisão, o Evolução oferece o serviço de Orientação Profissional, que visa conduzir o estudante no processo de definição da carreira, por meio de uma avaliação do seu perfil.
Desenvolvido pelo setor de Psicologia, a ideia é considerar alguns aspectos significativos nessa fase de mudanças: o autoconhecimento – compreendendo os traços da personalidade, gostos pessoais e aptidões naturais – e o contato com possíveis áreas de atuação, a fim de verificar afinidades e compatibilidades.
O psicólogo Túlio Tálisson fala um pouco sobre a proposta.
“Muita gente pensa que o serviço de Orientação Profissional é algo que vamos escolher pelo aluno ou dizer o que ele vai fazer. Não é bem assim. Levantamos as suas habilidades e mostramos alguns aspectos da graduação em questão: como é o dia a dia, as oportunidades de estágio, mercado de trabalho e como ele está absorvendo a profissão, também falamos sobre remuneração, grade curricular e quais universidades ofertam esse curso”, conta Túlio.
Durante os encontros, são disponibilizadas desde a aplicação de testes psicológicos até vivências mais intensas com universo das profissões. Todo esse trabalho é executado de maneira lúdica, dinâmica e instigante, justamente para despertar o interesse do adolescente por esse caminho da descoberta.
Uma ótima iniciativa nesse sentido é a Feira de Profissões, realizada em nossa escola. O objetivo apresentar as particularidades dos cursos e um pouco da experiência prática, em contato direto com as universidades.
Mais do que ter em mente desejos e objetivos em relação à carreira, o serviço de Orientação Profissional busca provocar reflexões quanto ao futuro e processo amadurecimento para a vida adulta.
“É um caminho que o aluno vai percorrer com autonomia e independência, para escolher aquilo for interessante. A gente vai dar as oportunidades, o leque de opções e aí ele vai escolher de acordo com as suas habilidades”, esclarece Túlio.
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.