O Novo Ensino Médio: impactos no cotidiano dos adolescentes

4 de fevereiro
O Novo Ensino Médio: impactos no cotidiano dos adolescentes

A chegada do Novo Ensino Médio nas escolas de todo país representa transformações significativas para quem está vivenciando esta última fase escolar. É nesse momento onde os jovens sentem medo, ansiedade e dúvida sobre qual carreira seguir. Por isso, é importante prepará-los para enfrentar os desafios com resiliência e segurança.

Mas, na prática, o que isso significa?

Implementado, inicialmente, para as turmas da 1ª série (progressivamente, até 2024, para 2ª e 3ª série), o Novo Ensino Médio visa mudanças determinantes no sistema de ensino, a começar pela ampliação da carga horária: de 800 horas para 1000 horas anuais, o que implica mais tempo na escola e, portanto, uma proposta de participação mais intensa, direcionada e engajada.

Com uma estrutura bastante flexível, o currículo passa a ser dividido em dois principais grupos. O primeiro é a Formação Geral Básica, tendo como pilar a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com disciplinas divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O segundo são os Itinerários Formativos, com a oferta de projetos, oficinas, disciplinas, entre outras formas de trabalho nas áreas do conhecimento, o que também inclui formação técnica e profissional. O foco é atender às necessidades dos alunos, considerando, também, o contexto em que a escola está inserida. O benefício é aprofundar conteúdos e ideias, de acordo com as habilidades e competências.

E ainda tem o Projeto de Vida, que oportuniza um planejamento mais estratégico e inteligente do futuro profissional do aluno, promovendo uma compreensão de si mesmo, identificando os próprios potenciais, predileções e metas para, assim, fazer escolhas sagazes e responsáveis.

O formato objetiva desenvolver indivíduos autônomos, engajados e criativos, com um papel mais ativo diante do saber. Ao serem protagonistas no processo de aprendizagem e conectados com o meio em que vivem, passam a empregar no dia a dia o que experienciam em sala da aula, dando um sentido diferenciado à construção do pensamento.

Os impactos na trajetória desses jovens só serão percebidos à medida que eles estiverem cada vez mais integrados à nova realidade, ao expandirem sua visão de mundo por meio da investigação e intervenção direta em situações do cotidiano. Ao tornarem-se maduros e decididos, poderão enfrentar as demandas do mercado de trabalho – cada vez mais competitivo, tecnológico e dinâmico – com autoconfiança e tranquilidade.

O Novo Ensino Médio pretende, desse modo, ampliar as possibilidades de escolha dos alunos, ofertando opções que dialoguem com seus interesses. Com tempo e oportunidade para se dedicar ao que mais gosta, eles serão mais comprometidos com os seus sonhos e conscientes do valor de cada conquista.

Quer saber mais informações sobre o tema? Preparamos um material exclusivo. Baixe o nosso E-book O Novo Ensino Médio e fique por dentro de todos os detalhes.