Pequenos hábitos na rotina dos bebês podem colaborar com o desenvolvimento da sua comunicação. Confira 5 dicas práticas para estimular a fala dos pequenos
Nos primeiros meses de vida, os bebês manifestam sentimentos e vontades por meio de sons, gestos e sinais. Até conseguirem articular alguma palavra, essa etapa inicial do desenvolvimento da linguagem é vivenciada a partir da descoberta de possibilidades de comunicação – seja através do choro, da vocalização, do balbucio ou das expressões faciais – em resposta ao que acontece ao seu redor.
Esse período de evolução da fala é um dos momentos que mais geram expectativa nos pais, que não veem a hora de presenciar o seu pequeno tagarela conversar pelos cotovelos e encantar toda a família. Mas, calma! Durante o processo, é preciso ter paciência com o tempo e o ritmo da criança e ajudá-la a perceber cada palavrinha. Em meio a tantos estímulos, é importante que os adultos consigam realizar uma experiência saudável de interação com os bebês.
À medida que vão sendo encorajados, os bebês vão aprendendo a comunicar melhor o que querem, aprimorando a habilidade vocal. Para isso, é fundamental proporcionar um ambiente dinâmico, lúdico e criativo, para que eles possam desbravar à vontade. Por meio de práticas simples e divertidas, você pode transformar a rotina do seu filhote e contribuir significativamente para o desenvolvimento da fala. Quer saber como? Veja algumas dicas!
Nomeie tudo o que está em volta
Que tal apresentar para o seu filho os nomes das pessoas e dos objetos que fazem parte do espaço doméstico e de fora também? É um ótimo exercício para treinar a audição, trabalhar os movimentos da boca e da língua e fixar palavras na memória. De forma natural, ele aprenderá a fazer associações e dizer o nome do que deseja.
Converse com o seu bebê e descreva o que está fazendo
Sempre que estiver realizando alguma tarefa do dia a dia, você pode narrar para o pequeno os detalhes das suas ações, seja durante o banho, na hora de comer ou quando estiver mudando a roupinha. É uma troca afetiva muito gostosa, que encoraja o bebê a expressar o que sente.
Organize um momento para contação de histórias
A prática da leitura traz inúmeros benefícios para a evolução infantil. Incorpore esse hábito no cotidiano do bebê e passe a contar historinhas para ele, em voz alta. É uma atividade riquíssima para ampliar o vocabulário, aumentar a concentração e estimular a inteligência.
Explore o universo musical e cante para o seu bebê
Além de uma importante aliada no aprimoramento da linguagem oral, a música atua no desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Sonorização, melodias, rimas e repetições despertam a atenção dos pequenos e promovem experiências sensoriais super prazerosas e contagiantes.
Permita o convívio com outras crianças
Os bebês são muito visuais e curiosos, facilmente reproduzem gestos e ações. Socializar e Interagir com diferentes crianças não só aguça o seu olhar diante da maneira de se comportar do outro, como também intensifica a comunicação e a aquisição de novas palavras.
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.