O período de férias é ideal para incentivar as crianças a praticarem atividades diferenciadas e se desconectarem um pouco do mundo virtual.
Férias escolares chegando e muitos pais não sabem o que fazer para gerenciar melhor o tempo livre dos filhos, principalmente porque eles não querem ficar entediados e estão cheios de energia para gastar.
As tecnologias oferecem uma infinidade de opções de entretenimento para os pequenos, mas não seria interessante proporcionar vivências mais produtivas como passatempo? Eles precisam de estímulos para vivenciarem diferentes atividades e descobrirem novos hobbies.
A ideia não é proibir o uso do celular ou tablet, mas ensiná-lo a se adaptar explorando outras possibilidades de lazer. O monitoramento do uso da internet, especialmente durante esse período de pausa nos estudos, é fundamental para que as crianças desfrutem de forma leve e prazerosa.
Com criatividade e bom humor, é possível se preparar para a mudança na rotina e planejar meios para mantê-las ativas, com coisas simples e divertidas. Existem alternativas super bacanas que podem atrair a atenção delas. Veja algumas dicas:
Brincar, brincar e brincar
Quer coisa mais gostosa do que não sentir a hora passar de tanto brincar? É quando as crianças podem extravasar e serem espontâneas, expressando ideias e emoções. Há diversas opções de brincadeiras que você pode ensinar para o seu filho e até relembrar a sua época de infância: Amarelinha, Morto-Vivo, Telefone Sem Fio, Pega-Pega, Pular Corda, Cabra-Cega e muito mais. É só reunir uma turminha e aproveitar!
Viajar sem sair do lugar
A leitura é uma ótima pedida para soltar a imaginação e desvendar outras realidades, além de ser uma ferramenta extremamente benéfica para o desenvolvimento infantil. Procure incentivar esse hábito essencial, organizando em casa um cantinho aconchegante e com algumas opções atrativas de livros e revistinhas.
Que tal um piquenique?
Dinâmicas ao ar livre são sempre uma delícia! Seja para realizar um passeio e conhecer lugares variados, praticar alguma atividade física ou mesmo fazer um lanche gostoso. Faça uma cesta sortida de comidinhas, escolha um lugar bem agradável e convide o seu pequeno para um piquenique.
Vamos botar a mão na massa!
A cozinha pode se tornar um espaço de integração, experimentação e muito aprendizado. Em contato com o mundo da culinária, as crianças diversificam o paladar – provando sabores, aromas e texturas – e assimilam noções de higiene, manipulação segura de objetos e reaproveitamento de alimentos. É o momento perfeito para elaborar receitas saudáveis e nutritivas e estreitar os laços afetivos.
Tudo com equilíbrio se torna mais benéfico para saúde e bem-estar do seu filho. A época de férias uma oportunidade única para ele se sentir mais entusiasmado e participativo, convivendo com a família e os amigos.
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.