5 dicas para estudar atualidades e se dar bem no Enem

5 dicas para estudar atualidades e se dar bem no Enem

Para ter um bom desempenho no Enem, é fundamental que o candidato esteja sempre antenado ao que acontece no dia a dia do país e do mundo. Confira 5 dicas de como estudar atualidades e arrasar nos exames!

As provas Enem exigem que o aluno esteja cada vez mais bem preparado, avaliando não apenas o conhecimento sobre os conteúdos nas áreas de humanas, exatas, biológicas e linguagens, bem como a capacidade de compreensão de episódios relevantes desse período histórico em que estamos vivendo.

Na redação, por exemplo, o candidato precisa desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre assuntos importantes para a sociedade de hoje, apresentando uma proposta de solução para o problema exposto.

Do mesmo modo, os temas da atualidade são utilizados para contextualizar as questões do exame, o que demanda uma percepção interdisciplinar e boa interpretação na hora de responder.

Diante de uma avalanche de acontecimentos diários, é fundamental estar bem informado sobre os principais fatos recentes. Por isso, listamos 5 dicas para garantir uma estratégia eficaz no estudo de atualidades:

1. Considere diferentes meios de comunicação: Não tem desculpa! Existem inúmeros tipos de mídia que podem manter você conectado: assista telejornais, leia jornais impressos e revistas, ouça rádios e podcasts e navegue por sites de notícias. Amplie o seu campo de investigação – que deve contemplar desde o factual até as abordagens mais específicas no que se refere a determinados assuntos.
  2. Participe de grupos de debates: A construção do pensamento e a formação de ideias também se dá em rodas de conversas. Agregar outras linhas de raciocínio sobre o mesmo conteúdo e percebê-lo de novas maneiras aprimora o seu repertório sociocultural, possibilitando uma reflexão mais fundamentada acerca do cotidiano.
  3. Treine redação com temas relevantes: Esse é um exercício muito bacana, que pode ajudar você a refinar as pesquisas, tornar a sua leitura mais crítica e desenvolver textos melhor estruturados, ricos em argumentos. Selecione assuntos que estão em alta no momento e aperfeiçoe essa prática continuamente.
  4. Verifique a autenticidade do fato: Cuidado com as famosas fake news ou informações distorcidas. Para ter certeza se uma notícia é falsa ou não, procure por fontes seguras e confiáveis: acompanhe veículos de imprensa reconhecidos, que trabalham com a veracidade dos eventos.
  5. Busque por informações em outros idiomas: Se você domina uma língua estrangeira, explore essa habilidade para expandir os horizontes e entender o contexto social, político e econômico de outros países. Um ponto interessante para analisar é como os fatos do Brasil repercutem internacionalmente.

Você só precisa organizar a sua rotina e investir um tempo de qualidade para ficar por dentro das notícias. Selecione com atenção os principais canais de informações e aproveite!