Conheça alguns mitos e verdades sobre a redação do Enem e arrase na elaboração do seu texto!
Com o Enem se aproximando, uma das grandes preocupações de muitos candidatos é o momento de produção da redação. A ansiedade e insegurança na hora de apresentar argumentos consistentes e organizar as ideias de forma coesa no papel podem ser decisivas no desempenho do participante, fazendo a diferença no resultado final da prova.
Além de qualificar a capacidade de interpretar informações e realizar considerações significativas, expressar o pensamento crítico e propor intervenções acerca da situação- problema em questão, esta importante etapa analisa outras competências, como o domínio da escrita formal, a assimilação plena do tema, bem como o respeito aos direitos humanos.
Por isso, se você deseja se destacar no desenvolvimento da sua dissertação, é fundamental ler bastante, treinar a escrita e estar sempre atualizado ao que acontece no mundo, como também ter muita atenção às regras do exame e compreender todos os critérios, para evitar perder pontos ou até mesmo zerar por falta de cuidado.
O que é mito e o que é verdade?
Você sabe o que de fato pode ou não fazer na redação do Enem? Vamos esclarecer as principais dúvidas do que é cobrado na avaliação. Confira!
Não é obrigatório colocar título
Verdade: Fica a critério do candidato aderir ou não. O título é opcional, tanto que não há um espaço específico para isso na folha da prova. Caso opte por utilizar, seja criativo e direto e deixe para criá-lo quando o texto estiver pronto, a fim de que ele seja uma síntese da sua redação.
Rasuras prejudicam a pontuação
Mito: Não precisa ficar desesperado se precisar consertar algum erro. Não se perde pontos por rasura, mas uma redação organizada e limpa causa melhor impressão. Utilize a folha de rascunho e redija a versão final com calma e concentração.
Existe limite de linhas
Verdade: O seu texto não pode ter menos de 7 linhas e deve atingir o máximo de 30, contando com a linha do título (se for utilizado). No primeiro caso, a redação é automaticamente anulada. Planejando bem a estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão – é possível aproveitar o espaço sem medo, atentando para não discorrer de modo raso ou cansativo.
É proibido escrever com letra de forma
Mito: Não há exigência quanto à caligrafia, ou seja, é permitido usar tanto a letra de forma como a cursiva. O mais é importante é diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas e ser legível para os corretores. Ela pode não ser esteticamente bonita, mas é fundamental ser decifrada. Se você precisa melhorar a sua grafia, seja disciplinado e treine bastante.
É permitido usar metáforas
Verdade: Se bem empregada, essa figura de linguagem é um ótimo recurso linguístico para enriquecer a dissertação – ampliando o discurso ou dando ênfase a aspectos essenciais do tema. Ela precisa fazer sentido no contexto em que está sendo trabalhada e comunicar a ideia de maneira inteligível. Portanto, seja prudente ao utilizá-la.
Conquistar nota mil na redação do Enem exige dedicação e força de vontade. Se você exercitar bastante e administrar bem o seu tempo, conquistará o tão sonhado lugar na universidade!
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.