Quer fazer uma leitura mais eficaz e melhorar a compreensão e interpretação textual? Veja algumas dicas práticas para adotar no seu dia a dia.
Muitas pessoas sentem dificuldade em interpretar bem um texto e esse cenário é mais comum do que se imagina.
Diante da avalanche de informações que saltam aos nossos olhos diariamente, muitas vezes não paramos para realizar uma leitura mais adequada e produtiva dos conteúdos que são parte do nosso cotidiano.
A velocidade acelerada da leitura compromete a interpretação do que está sendo enunciado, não permitindo uma assimilação mais elaborada sobre o assunto e a consequente reflexão acerca do tema em questão, por exemplo.
Benefícios para a rotina
Saber interpretar um texto é essencial não apenas para ter êxito nos estudos ou no trabalho, mas também é fundamental para compreender melhor o contexto em que se vive, pois tudo o que está em volta emite uma mensagem.
A importância da boa interpretação textual promove inúmeros benefícios no cotidiano: desenvolve a qualidade de comunicação; apura o senso crítico, exercita a paciência, amplia a visão de mundo e expande o conhecimento.
Os problemas mais comuns
Se você não consegue explicar a ideia geral do que acabou de ler, significa que sua capacidade interpretativa precisa ser aperfeiçoada.
O momento da leitura exige dedicação e foco, principalmente quando o texto necessita de uma atenção específica. Se essa atividade acontece com desinteresse ou dispersão, logo, nada do que está escrito fará sentido.
Somado a isso, estão aspectos determinantes para a má interpretação, como a não compreensão do texto em sua totalidade; a falta de entendimento prévio; vocabulário limitado; baixa concentração ou não ter domínio das estruturas linguísticas.
Cada vez mais cobrada no Enem e demais vestibulares, essa habilidade precisa ser aprimorada constantemente.
Dicas práticas para melhorar a compreensão e interpretação
- Leia com calma e atenção, a fim de estabelecer uma organização mental dos trechos e ter uma noção geral do texto;
- Se possível, faça a leitura em voz alta. Além de ser um ótimo exercício para memorização, você ainda treina a pronúncia das palavras;
- Quando puder, consulte o dicionário. Sempre que tiver dúvidas, busque pelo significado de termos desconhecidos para conceber, adequadamente, a essência do texto;
- Marque fragmentos importantes, destacando informações relevantes e fazendo anotações pertinentes do que você entendeu;
- Faça resumos. À medida em que os parágrafos vão sendo sintetizados, você consegue raciocinar sobre pontos expressivos. A escrita ajuda bastante na sedimentação do assunto na mente.
São atitudes simples que podem fazer a diferença na leitura e interpretação de um texto, possibilitando resultados muito mais satisfatórios e instigantes.
Acesse o nosso E-book Como desenvolver melhor a sua interpretação textual e confira mais dicas super bacanas sobre o tema.
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.