A qualificação de professores não apenas é um investimento para melhoria das práticas em sala de aula, mas uma fonte de inspiração e movimento que transforma o olhar do profissional acerca do exercício da docência.
Com a chegada de mais um ano letivo, as escolas precisam estar preparadas para receber os seus alunos e enfrentar uma nova jornada de desafios. Dentre tantos aspectos a serem avaliados nesse recomeço, um dos mais indispensáveis para alinhar expectativas e assegurar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem é a formação continuada de professores.
Vivenciando um contexto em constante transformação, os profissionais da educação precisam acompanhar o ritmo acelerado dessas mudanças em nosso cotidiano. As crianças e os adolescentes de hoje enxergam o mundo de um jeito diferente das gerações passadas: eles são absolutamente conectados com as tecnologias digitais, absorvem informações por inúmeras vias e, portanto, têm uma percepção singular do aprendizado.
Nesse sentido, a escola tem a missão de integrar a sua comunidade à essa nova era, repensando a finalidade da educação no contexto atual e buscando formas de transpor possíveis obstáculos do dia a dia. A formação continuada, justamente, consiste em elaborar estratégias pedagógicas, com o objetivo de proporcionar experiências produtivas e eficazes para os alunos, tornando-os mais participativos e atuantes.
O professor como mediador
O foco é trabalhar as competências dos alunos para que eles possam se relacionar com o conhecimento com mais interesse, dinamismo e segurança, percebendo a aplicabilidade no meio em que vivem. É a partir da valorização das qualidades, fortalecimento da autonomia e oportunidade de desenvolver habilidades que o protagonismo pode ser experienciado de modo mais genuíno.
Quando o professor se apropria de novas ferramentas de forma mais inteligente, facilitando a explicação de determinados conteúdos, o aluno consegue acessar ideias e conceitos, sem travar barreiras diante das dificuldades. Movido pela curiosidade, ele será capaz de mergulhar em qualquer assunto com prazer, leveza e naturalidade.
Logo, para obter melhores resultados acadêmicos, todo planejamento escolar deve contemplar a capacitação do seu time de professores, viabilizando uma autoavaliação, reflexão e consequente ressignificação das práticas pedagógicas, a fim de trabalhar soluções viáveis para as demandas da rotina em sala de aula.
Como a escola deve operar?
Um canal aberto para o diálogo; a construção de uma unidade de propósitos e ações; convivência permanente com as tecnologias; pesquisa intensa sobre as novidades e tendências no campo da Educação; foco acentuado nas competências socioemocionais são pontos extremamente primordiais de serem tratados na formação continuada de professores.
A escola deve investir em treinamentos com especialistas em áreas de grande relevância para a prática docente, criando uma rede colaborativa de adaptação às novas demandas do mercado, com foco em importantes dimensões, como o domínio do conhecimento, a criação e o gerenciamento das práticas em ambientes de aprendizagem e o engajamento com tudo o que envolve o ofício.
Ao criar um cenário propício para que educadores e educandos se envolvam e articulem modelos diversificados de integração e comunicação, a escola não apenas se expande enquanto esfera de crescimento pessoal, amadurecimento intelectual e socialização, como também passa a ser reconhecida e bem avaliada como instituição que pensa no futuro de seus alunos.
Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.